TV GC

Representantes de cooperativas de crédito participam do 3º módulo do Formacred

CONHECIMENTO O curso contou com a participação de 25 representantes das cooperativas: Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi

Geral - 22/01/2016 16:04
REGIÃO - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu, em dezembro, no Mogano Premium, em Chapecó, o 3º módulo do curso de Formação de Formação para Dirigentes e Conselheiros Fiscais de Cooperativas de Crédito (Formacred). O curso contou com a participação de 25 representantes das cooperativas: Sicoob Maxicrédito, Sicoob Credial, Sicoob Pinhalzinho, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Noroeste, Sicoob São Miguel e Sicoob Oestecredi.
Denominada Abordagem Organizacional, a última etapa trabalhou assuntos como governança (organização e estrutura cooperativa de crédito), riscos do negócio (análise dos apontamentos de auditoria, análise econômica financeira), interpretação de relatórios, visão gerencial, além de conhecimentos específicos para o Conselho de Administração e Fiscal.
O terceiro módulo conduzido pelo instrutor Simplício Meurer, iniciou sua abordagem destacando aspectos relacionados ao diálogo entre os conselhos e o foco no cooperado, a importância dos conselheiros para as cooperativas, bem como os desafios que tornam ainda mais importante a função de conselheiro nas cooperativas. Também falou sobre a estrutura organizacional de cooperativas de crédito no Brasil, a evolução da estrutura organizacional nas cooperativas singulares, a governança cooperativa, os desafios do modelo de governança pós-LC número 130/2009, entre outras questões.
Segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, o Formacred foi estruturado para proporcionar uma visão sistêmica do cargo. A iniciativa apresenta conceitos de crédito cooperativo, ajuda a desenvolver habilidades necessárias para o convívio em grupo, possibilita compreender a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa de crédito, além de apresentar a legislação e as normas que regem o papel e a função do conselheiro na cooperativa de crédito.
Com total de 96 horas/aula, o treinamento foi dividido em três módulos: abordagem comportamental (24 horas/aula), abordagem legal (36 horas/aula), e abordagem organizacional (36 horas/aula). “A avaliação é muito positiva porque Formacred permite aprofundar aspectos importantes para atuação dos dirigentes e conselheiros nas cooperativas de crédito. Além disso, a troca de experiências oportuniza enriquecer ainda mais o conhecimento dos participantes”, finaliza Silveira.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.