TV GC

Seminário Regional de Nogueira-pecã reúne cerca de 150 produtores

O evento, que foi realizado na Associação dos Funcionários da Cooper A1, em Palmitos, busca estimular esse cultivo como uma alternativa de renda para os agricultores da região. O seminário contou com a participação de mais de 20 municípios da região, totalizando cerca de 150 produtores

Geral - 03/06/2016 09:45
PALMITOS – O município de Palmitos recebeu, na terça-feira, dia 24 de maio, o 4º Seminário Regional de Nogueira-pecã. O evento, que foi realizado na Associação dos Funcionários da Cooper A1, busca estimular esse cultivo como uma alternativa de renda para os agricultores da região. O seminário é uma promoção da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Secretaria Municipal da Agricultura e da empresa Viveiros Pitol, com apoio do Programa SC Rural, da Administração Municipal, da Cooper A1 e do Sicoob Credial.
A nogueira-pecã é uma opção rentável para os produtores rurais porque tem baixo custo de implantação do pomar, é resistente a pragas e doenças, tem boa produtividade e exige pouca mão de obra. Pode ser plantada, por exemplo, nas pastagens, para fornecer sombra para os animais e, ao mesmo tempo, garantir uma renda extra para a família. “Essa planta se adapta bem ao uso com outras culturas e também na integração com a pecuária, além de poder ser implantada em áreas de reserva legal, intercalada com árvores nativas”, detalha Sidinei Egon Simon, engenheiro-agrônomo da Epagri de Cunha Porã.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Antônio Cavalheri, evidencia que o mercado é promissor e está em expansão. O preço pago ao produtor varia entre R$20 e R$25 o quilo. Por conta disso, o interesse dos agricultores tem sido cada vez maior – alguns já produzem a cultura comercialmente e outros estão iniciando a atividade. “Temos clima, solo, e boas condições de implantar essa cultura. Que é uma cultura de rentabilidade, o preço da nogueira-pecã é bem elevado, não temos produto o suficiente para o Brasil, imagina para o exterior”, comenta.
Participaram do encontro produtores de mais de 20 municípios da região, totalizando cerca de 150 produtores. “Esses seminários se tornam uma ferramenta de aproximação dos produtores, pois não temos como visitar cada produtor, ofertar palestras em cada comunidade”, evidencia Cavalheri. Na oportunidade o engenheiro agrônomo da Viveiros Pitol, Júlio César Farias Medeiros, ministrou uma palestra com o tema Mercado Nacional e Internacional, rentabilidade e Linhas de Crédito.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.