TV GC

Seminário Auriverde debate temas ligados à bovinocultura leiteira

O evento contou com a participação de mais de 250 produtores de leite e técnicos do setor, onde participaram de palestras dos diversos temas sobre bovinocultura leiteira

Geral - 05/08/2016 14:10
CUNHA PORÃ - O Departamento Técnico da Cooperativa Regional Auriverde realizou, na quarta-feira, dia 27, o 6° Seminário de Bovinocultura do Leite, nas dependências da SER Auriverde em Cunha Porã. O objetivo do seminário foi disseminar o conhecimento e proporcionar informações sobre a produção de leite e manejo do rebanho, tornando a atividade mais lucrativa nas propriedades dos cooperados.
O evento contou com a participação de mais de 250 produtores de leite e técnicos do setor e teve início às 09h com recepção aos participantes e café da manhã. A abertura oficial aconteceu às 10h com pronunciamento e palestra com o psicólogo Aldo Bianco, que falou sobre a continuidade do ciclo de trabalho da família nas propriedades rurais dos associados da Auriverde. 
Antecedendo o almoço, o médico veterinário da Auriverde Ildoacir Variani apresentou o Modelo Genético Aurora (MGA), programa que a cooperativa faz parte juntamente com outras cooperativas e que permitiu o levantamento genético por meio da técnica de genotipagem do gado leiteiro, projeto pioneiro no Brasil e na América do Sul.
Após o almoço, o médico veterinário Diogo José Cembranel falou sobre o Fomento Auriverde, projeto da cooperativa que cuida de todo o sistema de produção leiteira dos cooperados, com foco no manejo, nutrição, qualidade, a produtividade e lucratividade dos associados.
Na parte da tarde ainda, ocorreu a palestra com o médico veterinário Marcio Nunes Correa, da Universidade Federal de Pelotas, falando sobre o período de transição em vacas leiteiras. Ele abordou a importância do produtor estar atento aos períodos que antecedem e sucedem o parto, onde a vaca precisa de cuidados especiais. 
Segundo Correa, é no período próximo ao parto que a vaca está mais suscetível a problemas, pois o organismo dela passa por grandes transformações. “Se o produtor estiver capacitado e orientado sobre os cuidados que deve ter nesse momento, com certeza seu rebanho produzirá muito mais leite e de alta qualidade”, sintetizou.
O presidente da Auriverde Claudio Post destacou a importância do setor leiteiro na economia da região e principalmente para o associado. Ele ressalta a importância dos eventos organizados pela cooperativa e sobre o trabalho desenvolvido pela equipe técnica no campo, os quais possibilitam aumentar o conhecimento dos produtores e consequentemente aumentar a produtividade.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.