TV GC

Retrocessos do atual governo é tema de encontro em Palmitos

A reunião contou com debate sobre a conjuntura nacional da política brasileira, processo de impedimento da presidenta afastada Dilma Rousseff, a opressão que os movimentos sociais vem sofrendo, a pouca mobilização da população para as causas sociais, reforma política, a postura e cobertura da mídia

Geral - 05/08/2016 14:41
REGIÃO – Debate, sugestões e formação fizeram parte da reunião realizada pela Secretaria de Políticas Sociais da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT/SC) na segunda-feira, dia 1ª, na sala de reuniões da prefeitura de Palmitos. O público alvo eram sindicalistas, representantes de movimentos sociais, entre outros. 
O encontro contou com uma breve apresentação dos presentes e em seguida iniciou o debate sobre a conjuntura nacional da política brasileira, processo de impedimento da presidenta afastada Dilma Rousseff, a opressão que os movimentos sociais vem sofrendo, a pouca mobilização da população para as causas sociais, reforma política, a postura e cobertura da mídia, as conquistas dos direitos trabalhistas e as medidas de flexibilização desses direitos. 
De acordo a representante da CUT na região, Elivane Secchi, o debate foi de suma importância, pois mostrou a preocupação dos representantes dos movimentos sociais em relação as Propostas de Emenda à Constituição (PECs), e Projetos de Leis que estão colocando em risco todas as conquistas da classe trabalhadora. Com isso, ela ressalta, que é necessário unir as forças trabalhistas contra os retrocessos do governo atual de Michel Temer (PMDB). 
Dentre os agravos, Elivane cita a terceirização do trabalho em todas as atividades, aposentadoria com idade mínima de 65 anos, a PEC 241, que determina que não será mais as necessidades do trabalhador que determinará os investimentos em saúde, educação e demais políticas públicas e sim a inflação. Corte de gastos em programas sociais, como Minha Casa Minha Vida e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
O grupo decidiu algumas medidas para informar a população, dentre elas a panfletagem de um material explicativo sobre as medidas que vão contra o trabalhador e também uma conversa com a sociedade com o objetivo de esclarecimento. Está previsto para o dia 15 de setembro uma Plenária Frente Brasil Popular em Chapecó, e após uma possível greve.  

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.