TV GC

Seminário debate projeto que limita plantio de árvores próximo à rede elétrica

O seminário também tratou dos desafios para garantir a segurança energética no meio rural, entre elas, a substituição da rede monofásica por trifásica.O deputado estadual Dirceu Dresch esteve no município e detalhou as ações previstas no projeto

Geral - 04/08/2017 10:41 (atualizado em 04/08/2017 10:41)
 O município de Caibi sediou nesta quinta-feira, dia 27,  no Auditório da Prefeitura, um seminário que debateu o projeto de lei que fixa limites para o plantio de árvores exóticas, como pínus e eucalipto, próximo à rede de distribuição de energia elétrica. O deputado estadual Dirceu Dresch esteve no município e detalhou as ações previstas no projeto. 
Na abertura do evento, o prefeito Eloi José Libano destacou a importância destas discussões, por oportunizar que os agricultores e demais envolvidos possam conhecer e dar sua opinião sobre o assunto. O seminário também tratou dos desafios para garantir a segurança energética no meio rural, entre elas, a substituição da rede monofásica por trifásica.
O PL 71/2015 determina que o plantio de árvores exóticas respeite uma distância mínima de 20 metros de cada lado em relação às linhas de distribuição. Hoje essa distância é de 10 metros e é fixada por normativas e não por lei específica. Dados apurados mostram, que devido a pouca distância, mais de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores de reflorestamento com a rede energizada.A proposta, em tramitação na comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, já recebeu manifestação de apoio de entidades e órgãos públicos do estado.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.