TV GC

Agricultores da região participam de seminários sobre a cadeia produtiva

Agricultores da região participam de seminários sobre a cadeia produtiva

Geral - 08/09/2017 14:44
Região 
Com a intenção de manter os agricultores informados em relação à cadeia produtiva de aves, leite e suínos, os agricultores da região participaram de um seminário promovido pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf), em parceria com os sindicatos da agricultura familiar da região. O evento aconteceu na terça-feira, dia 05 de setembro, no município de Palmitos.
Cerca de sete municípios estiveram participando do evento. Na ocasião foram abordados os seguintes painéis temáticos: Preço do leite e custo de produção, custo da produção de suínos e aves. Na apresentação do seminário esteve o mediador Clovis Dorigon, pesquisador da Epagri de Santa Catarina, e também os mediadores da Embrapa de Concórdia o analista Ari Jarbas Sandi e o pesquisador e Marcelo Miele. 
Segundo Dorigon, dentre os assuntos abordados, um dos que mais causa polêmica, é a queda que vem ocorrendo desde o mês de julho, no valor pago aos produtores de leite variando em torno de 25%. “A queda do preço do leite se deve pela crise econômica interna que vem ocorrendo em nosso país, o que faz com os brasileiros façam cortes sucessivos de orçamento; segundo ele, as primeiras coisas deixadas em segundo plano, são os lácteos e seus derivados”, declara.
O mediador ainda explica que a maioria do leite vendido às empresas lácteas hoje, vem de propriedades que variam entre 10 e 50 hectares de área de terra, ou seja, se enquadram na categoria “agricultura familiar,” produzindo 71.3% de todo o volume agrícola catarinense.  “Com tudo, esperamos que os agricultores que se fizeram presentes, possam ter feito um bom proveito do seminário, que ao mesmo tempo se tornou um debate, onde a plateia teve a oportunidade de tirar dúvidas e expressar sua opinião”, finaliza. 


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.