TV GC

Uma Força Tarefa é realizada em combate ao mosquito Aedes aegypti

Durante a execução da Força Tarefa foram inspecionados 100% dos quarteirões do perímetro urbano de Cunha Porã. Isto resulta na passagem em 3.331 imóveis, sendo que destes 850 estavam fechados, o que representa 74,49% dos locais inspecionados

FORÇA TAREFA - 30/04/2018 10:07
Foto: Ascom Prefeitura/Viviane Seben | Autoridades evidenciaram comprometimento da equipe para sucesso da ação
Entre os dias 9 e 15 de abril foi realizada, em Cunha Porã, uma Força Tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma ação que contou com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, com apoio do Governo Municipal, em parceria com a Defesa Civil, Bombeiros, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e Secretaria de Estado da Saúde. 
Passado o período de execução dos trabalhos e compilagem dos dados, na quarta-feira, dia 25, foi realizada reunião de avaliação da Força Tarefa, contando com a presença dos profissionais da Vigilância Epidemiológica da Regional de Chapecó, Deise Angelini e Cristiano Ilha; secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Fagundes; coordenadores da Defesa Civil Regional e Municipal, Rogério Golin e Sedenir César Kipper, respectivamente, e o comandante do Corpo de Bombeiro de Cunha Porã, Diego Weschenfelder. Além da fiscal de Vigilância Sanitária do município, Adriane Weber, e as agentes de Endemias, Francieli Wolff e Angela Rieger Kölln. 
Na avaliação dos profissionais, a Força Tarefa foi executada com eficácia, levando em conta os números expressivos. No período foram inspecionados 100% dos quarteirões do perímetro urbano de Cunha Porã. Isto resulta na passagem em 3.331 imóveis, sendo que destes 850 estavam fechados, o que representa 74,49% dos locais inspecionados.
Os dados apontam ainda que foram eliminados mais de mil depósitos que acumulavam água e outros 145 foram tratados. Durante a execução da Força Tarefa houve mais de 40 demandas para coleta de materiais e 12 ações que se fez necessária a presença da Vigilância Sanitária. Uma das medidas diferenciadas nesta ação foi a utilização de um drone para vistorias em locais de difícil acesso. Através do equipamento foi possível inspecionar em torno de 70% do território urbano, gerando demanda de trabalho em 161 imóveis. 
De acordo com as autoridades envolvidas nesta Força Tarefa, o trabalho desenvolvido em Cunha Porã serve de exemplo para outros municípios e a junção de equipe multidisciplinar fez a diferença para obter resultados positivos. “Esse saldo positivo foi graças ao comprometimento e engajamento de todos os profissionais que estiveram em Cunha Porã durante a Força Tarefa e possibilitaram um trabalho objetivo e resolutivo”, avaliam. 
Ainda durante reunião foi mencionada a iniciativa das igrejas Católica, Luterana e Evangélica, que realizaram seus mutirões de retirada de vasos de flores do cemitério, a qual foi parabenizada pelo grupo, uma vez que é de medidas assim que se obtém resultados conjuntos e que somados proporcionam ainda mais êxito na prevenção à saúde.
Cabe ressaltar que o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti continua diariamente, contando inclusive com a recuperação dos imóveis que durante a Força Tarefa estavam fechados. “Toda esta iniciativa serve de legado e o principal objetivo foi alcançado que era sensibilizar a população quanto a importância de atuar conjuntamente no combate ao mosquito Aedes aegypti”, pontua o secretário de Saúde Alexandre Fagundes.
 



Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.