TV GC

Lançado Programa Cidade Empreendedora em Caibi

Planejar, desenvolver e implementar ações para promover o desenvolvimento econômico com aproveitamento das oportunidades locais é o foco do programa Cidade Empreendedora, lançado nessa semana, em Caibi – município do Extremo Oeste catarinense.

Caibi - 08/03/2019 20:07 (atualizado em 08/03/2019 20:07)
Carregando Vídeo

Planejar, desenvolver e implementar ações para promover o desenvolvimento econômico com aproveitamento das oportunidades locais é o foco do programa Cidade Empreendedora, lançado nessa semana, em Caibi – município do Extremo Oeste catarinense. O evento contou com a presença de lideranças políticas e institucionais, empresários e comunidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC. A programação incluiu apresentação do projeto conduzida pelo gerente regional do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, que explicitou o conjunto de 35 soluções que visam melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação dos agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas, associações e entidades empresariais. 

O prefeito Eloi José Líbano valorizou a comunidade reforçando a importante parceria para ações de promoção do desenvolvimento e comentou sobre o slogan do município que é cuidar do presente e preparar o futuro. Falou sobre o crescimento local, destacando que a agricultura hoje detém 75% do movimento econômico, além de destacar os avanços da indústria que atualmente corresponde a 25%. “Esse crescimento deve-se ao empreendedorismo. Temos certeza que esse desafio que estamos lançando para a comunidade trará resultados expressivos. Com a força do Sebrae/SC estamos oferecendo essa oportunidade e sem dúvida mais uma vez a comunidade nos ajudará a construir o município que queremos, ou seja, com qualidade de vida, emprego, renda e oportunidades para o futuro”.   

O diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, enfatizou que a implementação do programa em Caibi é uma oportunidade para obter duas dimensões claras de melhorias. Segundo ele, no âmbito interno da gestão pública municipal, o olhar é voltado para a melhor prática de gestão usando toda a inteligência e os mecanismos para criar uma ação estratégica que coloque o município em uma posição de destaque, considerando a sua qualidade, seu tamanho, população e as áreas de possíveis vocações econômicas. “O olhar para fora da gestão do município permite que a comunidade possa participar efetivamente no desenvolvimento das melhores soluções para quem vive em Caibi. É um convite para a busca permanente de soluções para o desenvolvimento do município. O programa oferecerá um caminho seguro para um futuro promissor e o Sebrae, presente nesse projeto, entrega suas soluções e abraça a municipalidade para um exercício pleno e a entrega de sua missão institucional”, finalizou.  

O PROGRAMA

O Programa Cidade Empreendedora foi lançado em 2017 e contou com a participação de 38 municípios de Santa Catarina por meio de parceria entre Sebrae/SC e Prefeituras. A partir de agora, começa uma nova fase com o ciclo 2 que poderá ser implementado nos locais que já passaram pelo projeto, além de novas oportunidades para adesão à primeira etapa, como é o caso de Caibi.  

O ciclo 1 tem duração de dois anos e é a porta de acesso ao Programa Cidade Empreendedora. Nesta fase, são construídos alinhamentos e fundamentos importantes para o ambiente de negócios. Para isso, são trabalhados os seguintes eixos: Atores do Desenvolvimento; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Crescendo e Empreendendo; Município em Números; Levantamento de Oportunidades; Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal; Gestão Estratégica Orientada para Resultados, Plano de Desenvolvimento Econômico, entre outros.

Já o Programa Cidade Empreendedora - ciclo 2 é a oportunidade para continuar no avanço da transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento agregando um nível maior de complexidade.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.