TV GC

Universidades de SC suspendem cronograma de ingresso pelo Sisu e notas do Enem

UFSC e Udesc citam 'indefinição' sobre divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Estado - 28/01/2020 08:20


Prédio da reitoria da UFSC no campus de Florianópolis — Foto: Divulgação/UFSC


A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informou em nota na tarde desta segunda-feira (27) que suspendeu o cronograma com os prazos e procedimentos de matrícula dos candidatos a ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na sequência, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também anunciou a suspensão de matrículas. Como motivo, as instituições citaram a "indefinição" em relação à divulgação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da classificação pelo Sisu.

Uma decisão liminar da Justiça Federal determina que o processo do Sisu seja suspenso assim que as inscrições forem encerradas, o que na prática significa que os resultados não poderão ser divulgados na terça-feira (28). Além disso, determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado. A decisão foi divulgada na sexta (24).

A UFSC afirmou em nota que "somente após a informação oficial e definitiva repassada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), serão publicados o cronograma e os procedimentos de matrícula para essas modalidades de ingresso na UFSC".

Já a Udesc havia estabelecido cinco datas para matrículas, mas por volta das 18h de terça anunciou a suspensão do cronograma. "Diante dessa indefinição do resultado nacional e da necessidade de deslocamento de candidatos de inúmeros estados para os locais de matrícula da Udesc, a universidade entendeu que seus cronogramas do Sisu ficaram comprometidos e resolveu suspendê-los até que haja manifestação definitiva da Justiça ou posicionamento do MEC sobre futuras datas", informa a nota da Udesc.

Outras instituições

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) informou que a definição do cronograma de chamada e matrícula do Sisu na instituição depende do MEC. A universidade aguarda que o Ministério anuncie quando sairão os resultados. Com base nisso, serão definidas as datas de matrícula.

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) afirmou que não vai divulgar o resultado da chamada do Sisu e que aguarda decisão judicial sobre o caso para poder revelar a classificação final.

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) esclareceu por nota que, até 17h desta segunda, não havia sido notificado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível suspensão do Sisu. Portanto, a instituição permanece com o calendário proposta para a seleção dos estudantes. O IFC também disse em nota que aguarda informações técnicas do MEC e acompanha as decisões judiciais relacionadas ao caso.

Fonte: G1/SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.