TV GC

Médica Bruna Schena fala sobre Hanseníase

Janeiro roxo já passou, mas a médica alerta para a prevenção e tratamento da doença que atinge muitos brasileiros

SAÚDE - 06/02/2020 08:54 (atualizado em 06/02/2020 08:57)
Carregando Vídeo

No mês de janeiro o ministério da saúde divulgou uma campanha de prevenção e tratamento da hanseníase no Brasil. A doença nos coloca em segundo lugar em país com maior número de casos registrados.

Em entrevista a equipe do jornal Expresso d’Oeste, a médica da Unidade Básica de Saúde, Bruna Schena, alertou sobre os cuidados

De acordo com Bruna, a hanseníase é uma doença infectocontagiosa mais conhecida cm lepra que pode ser transmitida de uma pessoa a outra através de gotículas de saliva e também pela secreção do nariz. “Os sintomas mais comuns são manchas avermelhadas pelo corpo ou de cores claras, ausência de sensibilidade na região além de falta de pelos e suor, informa.




O diagnóstico e tratamento da doença, segundo a médica é feito pelo SUS de forma gratuita e se feito corretamente tem cura de seis meses a um ano. 

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, a estratégia global para a hanseníase adotada está baseada em três pilares: fortalecer o controle, a coordenação e as parcerias do governo; combater a hanseníase e suas complicações; enfrentar a discriminação e promover a inclusão.

A estratégia fornece orientações aos gestores de programas nacionais de hanseníase para que tomem as medidas necessárias para reduzir a incidência da doença, em colaboração com vários setores, incluindo organizações que trabalham com direitos humanos e igualdade de gênero.

Fonte: Redação jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.