TV GC

Casos de pacientes com coronavírus sobem para 197 em SC e governo prorroga quarentena

Haverá flexibilização para obras públicas, da construção civil e para aberturas de bancos, segundo governador Carlos Moisés.

Coronavírus - 30/03/2020 08:35
Carregando Vídeo

Santa Catarina tem 197 casos de pacientes com Covid-19, informou o governador Carlos Moisés na tarde deste domingo dia 29. Ao menos 16 pessoas dos casos confirmados estão internadas em unidades de terapia intensiva. O estado tem uma morte registrada pela doença. Carlos Moisés (PSL)anunciou que também vai prorrogar as medidas de isolamento social até 8 de abril.

"Prorrogação por mais sete dias desta quarentena já estabelecida em Santa Catarina com algumas flexibilizações no que diz respeito a obras públicas, também obras de construção civil e também na questão dos bancos, que a partir de segunda-feira (30) passam a funcionar com uma série de restrições emitidas por portaria", disse o governador do estado.

Segundo ele, a necessidade de seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) "na prevenção do contágio pelo coronavírus para que a gente diminua a curva de avanço da doença"' foi alinhada em conversa com os municípios na manhã de domingo e de tarde, em reunião junto com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal de Constas do Estado (TCE), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

"Pretendemos que os municípios façam pelo menos normas de repetição daquilo que o Estado determina ou que venham, pelo menos, aderir as medidas restritivas que Santa Catarina vem tomando através da autoridade sanitária.

Retomada gradativa de atividades adiada

Na quinta (26), ele anunciou a retomada gradual das atividades no estado, mas neste domingo reforçou que a volta de serviços não essenciais dependeria da preparação do sistema de saúde. Em uma reunião pela manhã com prefeitos, com a participação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e 21 associações de municípios, ele informou que deveria prorrogar a quarentena a partir de quarta-feira (1º). Na terça-feira dia 31, terminaria o prazo do decreto que prorrogou mais por sete dias a quarentena para prevenir a propagação do coronavírus.

Segundo Moises, as atividades são essenciais só poderiam ser retomadas se equipamentos de proteção individual e recursos do Governo Federal chegarem, assim como materiais para leitos de unidade de terapia intensiva adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Com o anúncio na quinta de retomada gradual das atividades não essenciais, mais de 50 organizações científicas publicaram uma manifestação na sexta-feira (27) demostrando preocupação com a decisão.

Neste domingo, Moises oficializou que a quarentena será prorrogada e, com isso, o retorno gradativo de atividades deve ser adiado.

Quarentena na Grande Florianópolis

Após o anúncio de que as atividades no Estado seriam retomadas gradativamente, preocupados, quatro prefeitos de cidades da Grande Florianópolis anunciaram que manteriam as medidas de isolamento social até a primeira semana de abril. Em Florianópolis a prefeitura anunciou restrições e permitiu a abertura de alguns estabelecimentos, seguindo regras. A decisão foi seguida por outros três municípios de Biguaçu, Palhoça e São José. Em um vídeo, os prefeitos afirmaram estender a quarentena até o dia 5 de abril.

Governador de SC Carlos Moisés anunciou prorrogação de quarentena — Foto: Secom/Divulgação

Fonte: TV GC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.