TV GC

Novo reitor quer Udesc ainda mais dinâmica e protagonista diante dos novos desafios

Baretta e Coelho assumem os cargos de reitor e de vice-reitor pelos próximos quatro anos (2020-2024), nos lugares dos professores Marcus Tomasi e Leandro Zvirtes, e iniciarão seus mandatos no dia 12 de abril

Educação - 09/04/2020 14:36 (atualizado em 09/04/2020 14:58)

Solenidade ocorreu de maneira totalmente online, por videoconferência, devido à pandemia - Imagem: Divulgação


Em cerimônia totalmente online, para evitar aglomerações por conta do novo coronavírus, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) empossou os próximos reitor e vice-reitor da instituição, os professores Dilmar Baretta e Luiz Antonio Ferreira Coelho, na tarde de quarta-feira, dia 8 de abril.

A solenidade, que adotou formato inédito nos 55 anos de história da Udesc, ocorreu com todos os participantes nas suas casas, por meio de um programa de videoconferência, e foi transmitida ao vivo a toda a comunidade acadêmica e ao público externo. O termo de posse foi assinado de forma digital, em tempo real, pelo Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e).

Baretta e Coelho assumem os cargos de reitor e de vice-reitor pelos próximos quatro anos (2020-2024), nos lugares dos professores Marcus Tomasi e Leandro Zvirtes, e iniciarão seus mandatos no dia 12 de abril.

A eleição para reitor e vice-reitor da Udesc ocorreu em outubro de 2019 e envolveu estudantes, professores e técnicos da instituição. A equipe de pró-reitores, coordenadores e secretários já foi anunciada pelos futuros gestores. Confira a relação da equipe.

A solenidade ocorreria inicialmente no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, e chegou a ser remarcada para o Plenarinho da Reitoria. Para evitar qualquer tipo de aglomeração e garantir a segurança de todos, no entanto, a universidade buscou viabilizar a realização do evento sem encontros presenciais.

Os integrantes do Conselho Universitário (Consuni) também não foram reunidos em razão da impossibilidade de estarem nas salas de transmissão de videoconferência dos centros e da Reitoria.

Otimismo para enfrentar crise da pandemia

O evento de transmissão de cargo foi marcado por discursos emotivos e de otimismo, mesmo frente ao novo cenário externo por conta da pandemia do novo coronavírus, que está provocando diferentes crises em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.

Apesar da possibilidade de déficit orçamentário devido à queda de arrecadação no Estado, o novo reitor da Udesc, Dilmar Baretta destacou que a universidade cresce em momentos de crise e tem entregado uma educação superior de ponta aos catarinenses.

"Mesmo com a restrição das nossas atividades, a Udesc está na rua, fabricando máscaras, álcool em gel e outros insumos, fazendo pesquisas, auxiliando as autoridades de saúde. É esse ritmo proativo e de protagonismo que vamos imprimir nos próximos quatro anos", afirmou.

Segundo ele, "essa crise passará e dias melhores virão, inclusive na própria Udesc. A nossa gestão fará o máximo possível para fortalecer e aprimorar a Udesc de acordo com a disponibilidade orçamentária. Estou confiante no talento dos professores, na competência dos técnicos e na qualidade dos alunos. Faremos as mudanças com responsabilidade para uma universidade de excelência, focada, inclusiva e comprometida com a inserção social".

O novo reitor defende a importância de a Udesc se reinventar, por meio do debate das ideias inovadoras que circulam no meio universitário e da aplicação delas para melhorar ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

"Para isso, nosso gestão precisará de paciência, compreensão e apoio da comunidade acadêmica para a efetivação dessas ideias", afirmou Baretta.

"Muitas coisas não dependem só do Baretta e do Coelho. Há muitas decisões na universidade que são colegiadas, pelos conselhos, além daquelas que também dependem de aprovação do governo estadual e da Assembleia Legislativa. Precisamos pensar no fortalecimento da Udesc e estaremos aberto para dialogar."

Estrutura qualificada

Baretta destacou a estrutura qualificada da Udesc para esses novos desafios. A instituição oferece quase 110 cursos gratuitos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, com mais de 15 mil alunos; conta com mais de 180 grupos de pesquisa, tendo pesquisadores reconhecidos e premiados no Brasil e no exterior; e promove cerca de 700 iniciativas de extensão, como o Núcleo Extensionista Rondon (NER), levando o conhecimento universitário para mais de 600 mil pessoas por ano.

"A interação com a sociedade é fundamental. A sociedade precisa passar a defender e a apoiar a trajetória desta universidade. Somos parceiros do desenvolvimento do nosso Estado, pois já formamos mais de 60 mil profissionais", disse.

O novo reitor salientou que a Udesc está presente nos principais rankings nacionais e internacionais de universidades, além de ser uma das 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil de 2014 a 2018. "Podemos melhorar ainda mais nossos conceitos de graduação e pós-graduação e ir adiante na pesquisa aplicada, na resolução de problemas de Santa Catarina e do País."

Retomada das aulas

Baretta também falou sobre os trabalhos que estão sendo realizados na universidade para a retomada das aulas, totalmente interrompidas desde o dia  17 de março devido à pandemia.

"Já criamos, antes de assumir, grupos de trabalho para avaliar as alternativas sem perder a qualidade dos cursos. Não é uma questão de defender ou não a educação a distância. Não podemos deixar alunos e servidores parados com o que existe de ferramentas tecnológicas hoje. Logo teremos a tomada de decisão nos grupos de trabalho. É importante destacar que a Udesc é multicampi, com 12 unidades em nove cidades e diferentes realidades."

Segundo o novo reitor, a instituição já enfrentou crises e desafios que ajudaram a lapidar a trajetória no ensino. "Precisamos aproveitar esse momento para refletir. Não nos esconder atrás da crise, precisamos nos reinventar, criar alternativas de ensino-aprendizagem. Como essa posse online, à qual a sociedade assiste de casa."

Agradecimentos

Baretta agradeceu a gestão atual da Udesc pela transição ter ocorrido de forma serena e os gestores anteriores da universidade, assim como sua equipe para a Gestão 2020-2024, os servidores do cerimonial, integrantes do Conselho Universitário (Consuni), diretores-gerais dos centros, professores, técnicos, estudantes e autoridades municipais e estaduais.

Além disso, houve agradecimentos à comunidade acadêmica pelos votos que ele e Coelho receberam na eleição para a Reitoria e à chapa concorrente, formada pelos professores Emerson César de Campos e Cintia Aguiar, pelo respeito e pelos debates durante a campanha.

O novo reitor também enfatizou que é grato à sociedade catarinense por financiar a universidade e a todas as pessoas que deram e dão orientações e suporte a ele, entre as quais a esposa, os pais, os irmãos, os professores da sua trajetória acadêmica e os colegas do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), unidade onde ingressou como docente da Udesc. Baretta agradeceu ainda o apoio da família do seu vice-reitor.

Gestão 2016-2020 lançará balanço

No início do seu discurso de despedida, o atual reitor, Marcus Tomasi, quebrou o protocolo para passar a palavra ao atual vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Zvirtes agradeceu Tomasi por toda a parceria e toda a amizade. "Estendo os agradecimentos aos nossos pró-reitores, que levaram ações da Udesc a todos os centros, à equipe do gabinete, que sempre esteve conosco, e a toda a comunidade acadêmica."

Segundo o atual vice-reitor, "fizemos uma boa gestão e tivemos avanços em ensino, pesquisa e extensão, além da digitalização de processos, da desburocratização e da melhoria nas condições de trabalho".

Ele também destacou que as principais ações da Gestão 2016-2020 serão apresentadas na quarta edição da Revista Eletrônica Retrospectiva Udesc, com lançamento previsto para esta sexta-feira, 10, e encerrou seu discurso desejando sorte, sucesso, serenidade e motivação aos novos gestores da universidade. "Que o cenário melhore e vocês tenham condições de implantar suas ações."

Sentimento de dever cumprido

Ao fazer balanço dos últimos quatro anos, Tomasi ressaltou que a Udesc também enfrentou uma série de crises externas, de naturezas econômica, política e moral. "Nesse cenário, buscamos trazer otimismo e serenidade à comunidade acadêmica."

Conforme o atual reitor, "nosso lema de campanha preconizava qualificação da universidade, ao invés de quantificação. Tivemos grandes desafios, com foco nas pessoas, inovação, desburocratização, estrutura e desencapsular a universidade".

"Desencapsular a universidade teve como fonte o meu amigo Leonardo Secchi, que foi nosso pró-reitor de Planejamento na primeira metade da gestão. É o termo que usamos para fazer a Udesc sair dos seus muros e levar seu conhecimento para onde as coisas estão acontecendo. A universidade precisa ser sempre um agente importante de transformação na sociedade, com sinergia cada vez maior", enfatizou.

Tomasi citou diversas realizações da sua gestão, como as novas diretrizes da graduação; avanços na estrutura física e tecnológica de toda a universidade; e valorização das pessoas, por meio de iniciativas com servidores da ativa e aposentados e da ampliação de auxiílios e valores de permanência estudantil. "Estimulamos a cultura da inovação", reforçou.

Emocionado, prestou agradecimentos à esposa, à família e aos amigos; ao seu antecessor na Reitoria, professor Antonio Heronaldo de Sousa (Gestão 2012-2016); ao seu vice-reitor, a todos os pró-reitores da sua gestão e à equipe do Gabinete do Reitor; e aos diretores-gerais, professores, técnicos e estudantes da universidade.

"Desejo muito sucesso aos professores Baretta e Coelho e à sua equipe. Eu me despeço com o sentimento de dever cumprido, de mãos limpas e consciência tranquila", encerrou Tomasi, no seu último discurso como reitor.

Currículos dos novos gestores

Dilmar Baretta é natural de Ouro Verde, município do Oeste Catarinense. Tem graduação em Agronomia e mestrado em Ciência do Solo pelo Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV), em Lages; doutorado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade de Rouen, na França; e pós-doutorado pela USP.

Desde 2008 na Udesc, é professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. Foi diretor-geral da unidade entre 2016 e 2019 e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2010 a 2016. Acesse o Currículo Lattes.

Luiz Antonio Ferreira Coelho é natural de São Paulo. Tem graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc); doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pós-doutorado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

Desde 2002 na Udesc, é professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, onde foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação em dois períodos, de 2004 a 2005 e de 2012 a 2016. Acesse o Currículo Lattes.

Fonte: Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.