TV GC

Modelo mais preciso até hoje do coronavírus em 3D é criado

Sars-Cov-2 tem a largura de 1/1000 de um fio de cabelo humano e é considerado mais uma máquina molecular do que um organismo vivo. Modelo pode ajudar em estudos para a descoberta de tratamentos da Covid-19.

Coronavírus - 15/05/2020 09:04


Modelo 3D do Sars-Cov-2, o novo coroavírus — Foto: Reprodução/Visual Science


Um estúdio especializado em animações biomédicas criou o modelo mais preciso até o momento do Sars-Cov-2, o novo coronavírus, e lançou um vídeo que mostra as estruturas ampliadas do vírus que provoca a Covid-19 (assista abaixo).

Além de pesquisas científicas, os animadores se basearam em dados compartilhados por virologistas em um banco de dados mundial chamado Protein Data Bank. O estúdio Visual Science diz ter empregado as mesmas técnicas de bioinformática estrutural usadas nas pesquisas básicas e desenvolvimento de novas drogas.


A mesma empresa já desenvolveu antes modelos em 3D de outros vírus, como HIV, influenza A/H1N1, Ebola, papilloma e Zika, em um projeto sem fins lucrativos para auxiliar em estudos que possam ajudar na descoberta de tratamentos e da cura para as doenças que eles provocam.


No modelo, cores brilhantes mostram as proteínas codificadas pelo genoma viral. Tons de cinza correspondem às estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira. Assim, segundo a explicação da Visual Science, é enfatizada a natureza parasitária e não autônoma dos vírus.

Modelo 3D do Sars-Cov-2, o novo coroavírus — Foto: Reprodução/Visual Science


O Sars-Cov-2 é tão microscópico, que sua largura corresponde a 1/1000 de um fio de cabelo humano e ele é considerado mais uma máquina molecular do que um organismo vivo, de acordo com o vídeo.


As legendas que acompanham as imagens também explicam (em inglês) como o novo coronavírus ataca as células hospedeiras do corpo das vítimas, usando-as para se multiplicar e as eliminando em seguida, e como o organismo humano reage para se defender.



Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.