TV GC

Governador vistoria cidades atingidas por forte tempestade no Extremo Oeste

Governador Carlos Moisés vistoriou os estragos nas cidades de Descanso e Belmonte

Governador na Região - 13/06/2020 13:52 (atualizado em 13/06/2020 14:03)


Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

O governador Carlos Moisés vistoriou os estragos provocados por uma forte tempestade nas cidades de Descanso e Belmonte, no Extremo Oeste catarinense, na tarde desta sexta-feira, 12. Desde a noite de quarta-feira, poucas horas após os eventos climáticos, equipes de diversos órgãos do Governo do Estado estão prestando suporte aos atingidos, que somam mais de 500 famílias nos dois municípios.

Além do fornecimento emergencial de lonas para as casas destelhadas, o governador confirmou o repasse de telhas e itens de assistência humanitária. Segundo Carlos Moisés, o Estado deverá homologar nos próximos dias os decretos de emergências assinados pelos prefeitos de Descanso e Belmonte.

“Nós temos termos de referências para a aquisição de materiais. Esse primeiro contato é para fornecer a assistência básica, como cestas básicas, lonas e telhas, para socorrer as pessoas. A partir de sábado, o material, como telhas, começa a chegar. Quando o evento é extenso, muitas vezes você não consegue adquirir o material na própria região. Com o tempo, outras intervenções mais adequadas poderão ser feitas”, disse o governador.

Carlos Moisés também salientou que o cooperativismo e a solidariedade do povo do Oeste catarinense serão fundamentais para a superação de mais essa adversidade. Ele lembrou que equipes de prefeituras de cidades vizinhas também se prontificaram a vir ajudar em Descanso e Belmonte.

“O Oeste é um exemplo a ser seguido por todo o Brasil. A Defesa Civil se faz assim, com as estruturas públicas e privadas de mãos dadas com a população, para que a gente possa socorrer aqueles precisam. Foi um momento assustador. Viemos aqui também para trazer a nossa solidariedade e nosso respeito ao povo do Oeste. Todas as estruturas do Governo do Estado vão estar à disposição”, acrescentou o governador.

Em seu roteiro pela região, o governador vistoriou os estragos no bairro Antonio Rech, o mais atingido na cidade de Descanso, onde inclusive um ginásio de esportes veio abaixo. Em seguida, foi até Belmonte, onde fez um sobrevoo pelas áreas atingidas nos dois municípios.

A Defesa Civil acompanhou também a situação em Iporã do Oeste, onde foram visitados os locais onde a força da enxurrada danificou e destruiu pontes. A DCSC se prontificou a fornecer kits de transposição (pontes) para que a malha viária do município volte à normalidade. Em Ipuaçu, já foram entregues cerca de 800 telhas e itens de assistência humanitária. Segundo o chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, todas as demandas das prefeituras serão solicitadas, especialmente no que se refere aos kits de transposição.


“Ao todo, nós tivemos 27 municípios afetados. A partir de agora, começam as entregas dos kits de assistência humanitárias, além do restabelecimento e da reconstrução. Teremos também a liberação do FGTS. Os municípios já decretaram situação de emergência e nós já avaliamos in loco que, tanto em Descanso quanto em Belmonte, o Estado fará essa homologação nos próximos dias”, disse Batista.

Fonte: Governo de Santa Catarina
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.