TV GC

Santa Catarina tem alerta de temporais antes da chegada do próximo ciclone

Defesa Civil emitiu alerta para este domingo (5), até as 21h; a partir de terça, novo ciclone atinge o Estado do Oeste ao Litoral

Previsão do Tempo - 06/07/2020 11:35



A Defesa Civil emitiu alerta de temporais em Santa Catarina neste domingo (5), do meio-dia às 21h. O aviso vale, a princípio, para municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul (confira no mapa abaixo).

O avanço de uma frente fria no Estado traz condições favoráveis para chuva pontualmente forte e descargas elétricas. Também há possibilidade de rajadas de vento e granizo isolado.


Novo ciclone

Nesta terça-feira (7), um novo ciclone deve atingir o Estado. Segundo a Epagri/Ciram, um sistema de baixa pressão se desloca sobre o Rio Grande do Sul, a partir do Oeste de Santa Catarina e em direção ao mar. As condições se intensificam na costa, como um ciclone extratropical.

O sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do Oeste ao Sul, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. As rajadas de vento devem variar de 60 a 80 km/h.Na noite de terça e durante a quarta-feira (8), o ciclone favorece ventos mais intensos no Litoral catarinense, com aumento na agitação do mar.

A Epagri/Ciram destaca que, apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do ciclone bomba, que atingiu o Estado na semana passada.“Ciclones extratropicais são sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente nos meses entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no Litoral de Santa Catarina”, explica o órgão.

Fonte: Nd+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.