TV GC

Comarca de Mondaí integra campanha contra violência doméstica

Objetivo é auxiliar mulheres vítimas de agressões

Mondaí - 23/07/2020 10:01


Foto:Reprodução


A campanha "Sinal Vermelho para a Violência" já conta com a parceria de 58 empresas do ramo farmacêutico que atuam em Santa Catarina e no Paraná.

Esses estabelecimentos entraram na luta contra a violência doméstica e uniram-se à iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Conforme o secretário do Fórum da Comarca de Mondaí, Ricardo Conter, foram contatadas as farmácias dos três municípios pertencentes à Comarca, sendo, Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste, com adesão de quase 100% desses estabelecimentos.

Segundo a Campanha, em farmácias e drogarias previamente cadastradas, as mulheres vítimas de violência podem denunciar as agressões ao fazer um xis com batom vermelho, ou com qualquer outro material, na palma da mão ou num pedaço de papel e mostrá-lo ao atendente, que acionará a Polícia Militar.

No começo desse mês, na Comarca de Ituporanga, foi registrada a primeira ocorrência de violência doméstica atendida pela Polícia Militar em que a mulher se valeu do sinal vermelho para denunciar as agressões do marido.

Conforme a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Poder Judiciário de Santa Catarina, os estabelecimentos são orientados a colocar um pôster da mão com um xis vermelho na entrada das lojas para identificar a participação na campanha.

Eles receberam uma cartilha e um tutorial em formato visual com explicações sobre os caminhos a serem seguidos, com orientações detalhadas de como atender a vítima e acionar a polícia, sempre de acordo com o protocolo preestabelecido.

Na Comarca de Mondaí aderiram à campanha as farmácias: Mondaí, Equilíbrio Vital, Pharmavida, Farmácia Vitória, Farmácia Central, Farmácia do Povo, Farmácia Farmalabri, Farmavida e Farmácia Externa do Hospital de Iporã do Oeste.

Segundo Ricardo Conter, qualquer estabelecimento pode participar da campanha. Basta entrar em contato com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar pelo e-mail cevid@tjsc.jus.br/ ou pelo telefone 3287-2636 para assinar o termo de adesão.

Assim que assinado o termo, é feita a remessa do material de capacitação e treinamento.


Fonte: TJSC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.