TV GC

CRÍTICA OU ADMIRAÇÃO

Coluna - 20/08/2020 10:26

Os que passam a vida achando alguém para criticar, no fundo, têm uma profunda admiração pelo outro e uma grande mágoa de si mesmo. Podem não estar de bem consigo e, consequentemente, procuram o caminho mais fácil para atrair a atenção dos outros, soltando sua ira incontida, que vai desde a falta de cultura, incompetência, inveja, ciúme e traumas mal resolvidos.

A crítica é um comportamento aparentemente normal para muitos seres humanos que levam ao julgamento alheio na forma da difamação e que diariamente observam os pontos negativos dos outros, das mais diversas formas, mas muitos desses indivíduos simplesmente estão usando alguém para demonstrar seus próprios problemas.

Existem dois tipos de críticas: uma é a chamada crítica construtiva de ajuda à outra parte, oferecendo-lhe um feedback franco e sincero. Porém, existem as críticas destrutivas que, ao invés de visualizar o sucesso e as virtudes da outra parte, visualizam os seus erros e os seus defeitos.  

Quem critica alguém, no fundo, possui grande admiração por este, e a crítica é o único jeito de descarregar seu ciúme e sentimentos que, pode ser medo de ser atingido pela competência e conhecimento deste ou porque gostaria de estar no seu lugar. 

Por isso, muita gente critica; por vezes, é a única forma de defesa inconsciente que as pessoas têm, porém, o admira, o que se traduz em inveja deste para aquele. Sinal que aquele que está criticando admira o criticado e, por conseguinte, gostaria de estar no seu lugar e encontra na crítica a única forma de se assemelhar ou se colocar superior a ele, na ilusão de que alguém possa estar interpretando como correta a sua atitude e desta forma comece a admirá-lo, o que é um ledo engano.

Às vezes, este foco é a própria doença, em passar a maior parte do tempo observando os outros e não observando a si mesmo; uma espécie de mexerico de plantão. 

Aos que recebem as críticas, a melhor prática é o agradecimento, pois deveríamos gostar quando nos criticam. Quando alguém falar mal de você, quando fizerem fofoca a seu respeito, interprete isso como o mais sincero feedback de admiração, como a mais pura e sincera tradução de sua competência e do seu reconhecimento, e o quanto você é útil e importante no meio em que vive.

Até a próxima!


Fonte: Por: Jaime Folle
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.