TV GC

​Bombeiros de Iporã do Oeste alertam para risco de queimadas

Diversas ocorrências foram atendidas nos últimos dias

Iporã do Oeste - 04/09/2020 09:16


Sargento Oldair Schmitz
Foto: Evandro Maraschin / Rádio Porto Feliz


O Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste está pedindo a colaboração das pessoas para que evitem as queimadas nessa época do ano.

Segundo o Comandante da Corporação, Sargento Oldair Schmitz, com a aproximação da primavera e dos dias quentes com fortes ventos, a propagação do fogo é intensa e perigosa.

Em muitos casos, as pessoas ateiam fogo na vegetação e consequentemente perdem seu controle.

As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo uma das ações mais antigas realizadas pelo homem.

Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes incêndios e gerando graves consequências.

Schmitz destacou que algumas pessoas acabam colocando em risco suas propriedades inteiras, de vizinhos e locais de proteção ambiental.

Conforme o comandante é importante à colaboração das pessoas para evitar queimadas, o que pode levar a tragédias maiores caso o fogo fique fora de controle.

Estima-se que a cada ano o Brasil perde cerca de 15 mil quilômetros quadrados de florestas por causa de queimadas que perderam o controle, transformando-se assim em grandes incêndios.

Comandante alerta que queimadas estão proibidas por quatro meses no país

O Comandante dos Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento Oldair Schmitz, destaca que as queimadas em todo o país estão proibidas por 120 dias.

Segundo ele, a finalidade é reduzir os incêndios em florestas no período de seca.

A determinação está no Decreto 10.424/20 assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no último dia 16 de julho do Diário Oficial da União.

Schmitz destacou que a maior incidência de queimadas ocorre entre os meses de agosto e outubro e por isso, o governo resolveu antecipar a proibição e estender o prazo.

No ano passado, a medida entrou em vigor a partir do fim de agosto e teve duração de 60 dias.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste também frisou que quem praticar queimadas estará cometendo um crime ambiental, sujeito a punição.

Devido as fortes geadas registradas há poucos dias na região, muita vegetação acabou secando, sendo que os Bombeiros de Iporã do Oeste já atenderam várias ocorrências de incêndio nesses locais.

Fonte: Rádio Porto feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.