TV GC

Enfermeira da UTI Neonatal do HU ganha prêmio nacional com desenvolvimento de software

Aplicativo auxilia profissionais de enfermagem na tomada de decisões para prevenir lesões de pele em recém-nascidos internados

Geral - 02/10/2020 23:53

Foto: Divulgação - Simone, que trabalha no HU desde 1993, acredita que a premiação, além de dar destaque no aprimoramento técnico e desenvolvimento de pesquisas na área neonatal, pode abrir as portas para financiamentos para que o software possa ser usado como banco de dados para pesquisas.


A enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) Simone Vidal Santos foi uma das vencedoras do Prêmio Capes de Tese deste ano. Ela apresentou como trabalho de doutorado o desenvolvimento de um software que ajuda os enfermeiros na tomada de decisões para prevenir lesões de pele em recém-nascidos internados.

Na prática, o software funciona como avaliação do paciente à beira do leito, tem uma série de módulos e, depois de receber as informações do profissional de Enfermagem, considerando itens como estado neurológico, uso de dispositivos e outros, indica os cuidados para proteger a integridade da pele do bebê, prevenindo lesão.

A partir destes dados, o enfermeiro pode decidir que medidas tomar para evitar esta lesão. O aplicativo pode ser baixado em dispositivos móveis de forma gratuita na Google Play e na App Store (para Android e IOS, respectivamente).

Simone, que atua na Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Neonatais do HU, apresentou a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, com orientação da professora Flávia Regina Souza Ramos e coorientação da professora Roberta Costa, que também já trabalhou no HU.

O trabalho vencedor na área de Enfermagem tem o título de “Neonatal skin safe: aplicativo móvel de apoio à decisão de enfermeiros na prevenção de lesões de pele em recém-nascidos internados” e, além do uso prático para atividade do enfermeiro na beira do leito, pode servir, no futuro, como banco de dados para desenvolvimento de pesquisas, já que vai reunir informações sobre as condições dos bebês e os possíveis cuidados a serem adotados em cada caso.

A pesquisadora explicou que o software apresenta um quadro geral com possíveis medidas, mas quem toma a decisão final é o enfermeiro, com base na avaliação de cada caso particular. “O enfermeiro pode incluir ou não incluir estes cuidados indicados pelo aplicativo, considerando a indicação de cada paciente”, detalhou.

O desenvolvimento do software passou por várias etapas, incluindo a literatura existente no cuidado com recém-nascidos, a experiência profissional da doutoranda, a validação do conteúdo por especialistas na área neonatal e a avaliação da qualidade do produto, com participação de profissionais de enfermagem e de tecnologia, que baixaram o aplicativo e fizeram a avaliação durante a pesquisa a partir de estudos de caso fictícios.

Simone, que trabalha no HU desde 1993, acredita que a premiação, além de dar destaque no aprimoramento técnico e desenvolvimento de pesquisas na área neonatal, pode abrir as portas para financiamentos para que o software possa ser usado como banco de dados para pesquisas.

Artigos da tese foram publicados na Revista Latino Americana de Enfermagem, no Brazilian Journal of Enterostomal Therapy - Revista Estima e um será publicado na Revista Texto & Contexto Enfermagem. O trabalho também foi premiado em 1º lugar no Congresso Brasileiro de Estomaterapia em outubro de 2019.

A premiação anual Capes seleciona a melhor tese para cada uma das áreas do conhecimento reconhecidas no país. Para a 15ª edição do Prêmio, foram selecionadas teses defendidas em 2019, considerando a análise das comissões avaliadoras de cada área, a partir de critérios como originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

Fonte: Comunicação - HU-UFSC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.