TV GC

Cunha Porã decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

A partir de agora, o município tem 20 dias para reunir dados e encaminhar ao Estado que fará sua avaliação de homologação, ou não do pedido.

Clima - 30/10/2020 09:21


Foto: Arquivo Oeste SC Notícias


Lideranças do Executivo, Legislativo, Defesa Civil e representantes do comércio e do setor agrícola do município estiveram reunidos nesta semana para avaliar a possibilidade de decretação de situação de emergência decorrente da estiagem no território de Cunha Porã.

Ainda nesta semana, profissionais da Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e secretarias de Agricultura, Infraestrutura e Assistência Social fizeram um levantamento de dados que contribuíram na tomada de decisão.

Conforme explica o coordenador Municipal da Defesa Civil, Sedenir César Kipper, para decretação de situação de emergência são necessários atender alguns critérios, como: dano humano – a falta de água para consumo das pessoas; as perdas na agricultura; e os gastos do município em decorrência da estiagem.

Em complementação, o coordenador Regional da Defesa Civil, Henrique Cocco, enfatiza que para o Estado homologar o decreto de situação de emergência, o principal critério avaliado é com relação ao dano humano. Ou seja, é preciso comprovar que as pessoas não conseguem mais subsistir sem a água advinda por meios próprios.

Após este levantamento, e ainda na tarde desta quinta-feira (29), membros que integram a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) definiram pela decretação de situação de emergência em estiagem.  A partir de agora, o município tem 20 dias para reunir dados e encaminhar ao Estado que fará sua avaliação de homologação, ou não, do pedido.

Fonte: Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.