TV GC

Caibi decreta situação de emergência devido a estiagem

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Agnaldo de Sordi, a falta de chuva está afetando fortemente o setor agrícola e agropecuário.

Caibi - 04/11/2020 10:43 (atualizado em 04/11/2020 10:43)


Ilustrativa


O município de Caibi decretou situação de emergência devido à falta de água ocasionada pela forte estiagem que assola toda a região. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Agnaldo de Sordi, a falta de chuva está afetando fortemente o setor agrícola e agropecuário.

Na manhã de hoje, dia 3, estiveram reunidos no Gabinete do prefeito Elói José Líbano, membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com representantes da Secretaria de Agricultura, DMER e Obras, Epagri, Cooper A1, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, COAPAFAC, CASAN e Administração Municipal, para as deliberações do Decreto 235/20, que foi assinado nesta tarde.

Até o momento o município está atendendo propriedades com o fornecimento de água para o consumo animal e humano, com maquinários do DMER. Além da falta de água para o consumo, as plantações também não estão se desenvolvendo devido ao forte calor. Os produtores de leite já estão com problemas em virtude da falta de pastagem e muitas plantações de milho também estão secando.

Segundo relatório da Secretaria de Agricultura, as perdas são grandes no soja, milho, leite, pastagens, gado de corte, suinocultura e no desenvolvimento de grãos.

Conforme a Defesa Civil de Caibi, os moradores devem adotar medidas de economia, tanto na cidade quanto no interior, pois o nível dos rios, entre eles o Rio São Domingos, que abastece a cidade, também tem baixado sensivelmente nos últimos dias.

O Decreto Municipal já foi enviado à Defesa Civil estadual e nacional, aguardando homologação, para os trâmites de apoio aos produtores atingidos

Fonte: Jornal Expresso do Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.