TV GC

“A nossa principal bandeira será o progresso do nosso município, pois o nosso partido é Palmitos.”

Mário Peiter (PL) é candidato a prefeito de Palmitos na Coligação “Governar com o povo e para o povo”, formada por PL - PP - PSDB - PSD - PSC, tendo como vice Gelson Bridi

Palmitos - 13/11/2020 10:42 (atualizado em 13/11/2020 10:49)

Foto: Divulgação - Mário Peiter (PL)


1 – Uma breve apresentação sua e por que decidiu concorrer a prefeito?

“Olá povo palmitense! Eu sou o Mário Alceu Peiter, nascido em 23 de janeiro de 1970, filho de Igidio Renato Peiter e Edith Nelda Peiter. Tenho dois irmãos, Alsemiro e Marcos. E duas irmãs, Marlene e Mariane. Natural do Distrito de Diamantina, casei com Iléria Lenz Peiter e deste matrimônio nasceram dois filhos, Maurício e Mateus. Coloquei meu nome à disposição dos palmitenses, concorrendo ao cargo de prefeito, tendo como candidato a vice prefeito o meu amigo Gelson Bridi, pois foi necessário buscar novos rumos, novos espaços, para que eu pudesse ter voz. Ser prefeito de Palmitos é meu sonho, para lutar pelo povo, por suas ideias, seus anseios, sempre com muita humildade, respeito e dedicação. Sempre ativo na comunidade, conheço todo o nosso município e precisamos melhorar a qualidade de vida dos palmitenses”.


2 – Quais suas experiências em Administração? Já ocupou algum cargo público antes?

“Desde cedo sempre participei de diversas entidades e diretorias, como a Sociedade 8 de Julho do Distrito de Diamantina, Clube 4’S, grupo de jovens, sendo tesoureiro da Liga Municipal de Esportes e da Paróquia Evangélica de Palmitos e presidente do Rotaract Club de Palmitos. Fui candidato a vereador pela primeira vez em 2000, sendo na época o candidato mais jovem e conquistando o maior número de votos, tendo o apoio de 566 munícipes. Em 2004 concorri a reeleição e conquistei 530 votos e no ano de 2008 coloquei meu nome à disposição novamente, sendo o vereador mais votado daquela eleição com 819 votos e durante este mandato fui Presidente da Câmara de Vereadores. Também ocupei o cargo de Secretário Regional da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional). Fui eleito vice prefeito de Palmitos em 2016, e Deus permitiu que eu assumisse como prefeito durante três meses, no momento mais difícil dos últimos anos do nosso município, enfrentando a pandemia, enxurradas e ciclone bomba. Com o apoio de todos, pulsos firmes, muita humildade, dedicação e esforços, conseguimos pôr em prática várias ações pensando no bem estar do povo palmitense. Conheço os caminhos públicos e sei que Palmitos precisa prosperar e crescer, com o povo e para o povo”.


3 – Qual será sua principal Bandeira, caso eleito?

“A nossa principal bandeira será o progresso do nosso município, pois o nosso partido é Palmitos. É preciso atender todos os pilares, evoluir todos os setores e preparar nossa cidade para o futuro, para que nossas crianças e jovens prosperem aqui e que todos os cidadãos tenham orgulho da nossa terra”.


4 – As estimativas indicam queda de arrecadação nos próximos anos em virtude da pandemia e da crise econômica? Na sua visão, o que é possível fazer para contornar esse problema e não interromper investimentos?

“Se depender das nossas ações, não haverá uma queda significativa, mesmo que o cenário econômico inspire incertezas, mas com planejamento e controle é possível administrar e agir desenvolvendo e crescendo com criatividade, inovação e mudanças necessárias em busca de recursos para elevar a arrecadação de receitas, incentivando as empresas já existentes, aumentando a produtividade com qualificação da mão de obra, realizando investimentos para implantação de indústrias, comércios e prestadores de serviços e com certeza apoiar os agricultores do município. Junto com entidades representativas do setor empresarial e comercial vamos fortalecer a economia local, conscientizando que o dinheiro deve girar no município, isso gera trabalho e renda e um apoio contínuo a micro e pequenas empresas. Nosso município tem como principal base de arrecadação a agricultura, e para este importantíssimo setor teremos programas e ações para manutenção, ampliação e implantação de investimentos nas diversas áreas de cultivos e agroindústrias. Temos potencial e para isso será reativado o programa de subsídio por área construída e implantaremos programa de subsídio hora máquina, bem com orientação técnica efetiva ao empreendedor rural. Captaremos recursos financeiros juntos ao Governo Federal, Estadual e instituições privadas. Sabemos que com planejamento, organização e incentivo teremos retorno no curto, médio e longo prazo, e com esse retorno poderemos realizar investimentos nas políticas públicas, obras diversas e aquisição de máquinas e equipamentos. É um ciclo investir, incentivar, colher o retorno dos impostos e aplicá-los bem novamente”.


5 – Saúde sempre é um setor muito cobrado pela população. Quais suas propostas para essa área?

“Historicamente a saúde é tratada em remediar, mas é preciso trabalhar na prevenção, recuperação e manutenção da saúde, sem focar apenas na doença quando ela já está instalada. Iremos viabilizar convênio com o Hospital Regional de Palmitos para que as gestantes do município e municípios vizinhos realizarem os partos aqui em nossa cidade, para que as crianças nasçam, cresçam e prosperem em Palmitos. Implantar o sobreaviso obstétrico para Palmitos (microrregião). Ampliar os serviços de saúde de média e alta complexidade, como consultas com especialistas 100% SUS, cirurgias eletivas, tomografias, ressonâncias e demais serviços. Respeitar a fila do SUS, garantindo atendimento humanizado a todos. Criaremos o centro de fisioterapia para proporcionar atendimento de qualidade aos pacientes conforme prescrição médica. Reestruturar o núcleo de saúde da mulher juntamente com a Rede Feminina e oferecer atendimento ginecológico obstétrico e preventivo de qualidade. Reimplantar programas para hipertensos, diabéticos, gestantes, além dos demais programas do Governo Federal, educação em saúde para os adolescentes, em parceria com as demais secretarias. Ampliar a lista de exames laboratoriais, mantendo a parceria com os laboratórios credenciados pelo SUS. Garantir remédios à população e reestruturar a farmácia básica com um espaço físico mais amplo para facilitar, agilizar e garantir o atendimento. Entre outras propostas que você pode acompanhar em nosso plano de governo e redes sociais”.


6 – Caso eleito, o vice-prefeito terá voz ativa em seu governo?

“Com toda certeza. O Gelson é formado em Ciências Contábeis e Pós Graduado em Administração Financeira. Atuou por diversos anos como gerente geral da Caixa Econômica Federal em vários municípios da nossa região. Além de assumir o cargo nas minhas férias e ausências, o Gelson administrará o município juntamente comigo, assim como os vereadores eleitos pelo povo, secretários, conselhos municipais e o povo. Pois, precisamos governar com o povo e para o povo para caminhar rumo ao progresso”.


7 – Caso eleito, seu governo implementará mecanismo para ouvir as demandas da comunidade?

“Já implantamos o mecanismo de ouvir a comunidade e foi desta forma que montamos o nosso plano de governo. Ouvindo os anseios da população, propostas necessárias, viáveis e de impacto social muito favorável a todos de Palmitos. Propostas que a sociedade gritava a anos, mas precisavam ser ouvidas. Foram ouvidas e contemplam o nosso plano de ação. Aproveitaremos a tecnologia para ouvir mais ideias e sugestões do povo palmitense, além de engajar a população na administração e fiscalização”.


8 – Quando falamos de receita, um dos principais influenciadores é movimento econômico? Caso eleito, quais suas medidas para aumentar o movimento econômico do município?

“É preciso estimar as pessoas, o munícipe e obviamente a nossa cidade. Iremos valorizar o comércio local, fazendo o dinheiro circular aqui. Fortalecer as empresas e indústrias já existentes, bem como captar novas indústrias, regularizando a área industrial existente e criando uma nova área industrial. Jamais esquecer dos nossos agricultores que hoje representam a nossa maior indústria 

local, para isso, daremos total suporte e apoio para novos investimentos. Palmitos tem importante potencial na área turística e trabalharemos com programas para ampliar a divulgação, promovendo assim desenvolvimento turístico e também oportunizaremos a preparação de mão-de-obra profissional para atuar no setor. Fazendo com que o município atraia pessoas e renda”.


9 – Por que você merece ser eleito? Espaço para pedido de voto.

“Prezada cidadã e prezado cidadão. A população merece ser ouvida, ter seus anseios atendidos, e eu irei buscar a honra de lutar pelo povo como fiz durante todos os meus anos de atuação na política. Tenho conhecimentos e uma rede de contato muito grande para fazer com que o poder volte para o povo. Palmitos precisa voltar a ser a capital da produção e também da esperança. Estamos levando as propostas de visão do povo adiante e a sério. Cuidar de Palmitos e dos palmitenses sempre foi a minha missão de vida, com muita simplicidade e atenção às pessoas. Eu, o Gelson e todos nós da coligação governar com o povo e para o povo acreditamos em Palmitos e na capacidade da população. Com muita humildade e de coração, peço o seu voto no dia da eleição, vote 22”.

Fonte: Redação jornal Expresso d'Oeste/ Mário Alceu Peiter
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.