TV GC

“Mereço ser reeleito porque nosso trabalho foi voltado para população, independente de partido político ou da pessoa que for”

Dair Enge (MDB) é candidato a prefeito de Palmitos na Coligação “Trabalho e Honestidade não podem parar”, formada pelo MDB e PT, tendo como vice Cristiano Hoppe (MDB)

Palmitos - 13/11/2020 10:47 (atualizado em 13/11/2020 10:57)

Foto: Divulgação - Dair Enge (MDB)


1 – Uma breve apresentação sua e por que decidiu concorrer a prefeito?

"Nasci em Palmitos, tenho 71 anos e filho de agricultor. Aos 8 anos de idade tive que sair de casa, e desde menino tive que enfrentar a vida, trabalhando como entregador de leite para que pudesse pagar os meus estudos e assim eu fiz até os meus 17 anos de idade. Aos 27 anos de idade me formei em Direito em Cruz Alta – RS e trabalhei no Banco do Brasil. Sou casado com Arlene Beatriz Enge, e dessa união tivemos três filhos, Viviane, Francielle e Dair Júnior. O que me levou a concorrer para reeleição foi o pedido de lideranças comunitárias. Também tivemos a liberação dos profissionais médicos que poderia retornar com minhas atividades normais, pública ou privada. E depois de sabermos que a minha saúde está bem e considerando as manifestações populares decidi colocar o nome para reeleição". 

2 – Quais suas experiências em Administração? Já ocupou algum cargo público antes?

"Sim. Iniciei minha vida profissional na prefeitura aos 17 anos a qual trabalhei por 7 anos. Depois fiz o concurso do Banco do Brasil por qual foi a minha carreira profissional até me aposentar. Depois de aposentado entrei para a vida pública a pedidos de lideranças, pois entendiam que eu poderia contribuir para o município. Então diante do princípio que devemos fazer o melhor para nosso município, pois somos filhos desta terra. Sempre estive atuante na vida pública a qual trabalhei como Secretário Adjunto do Estado de Santa Catarina; fui vereador por dois mandatos; e atualmente estou como prefeito. Além disso, participei de diversas entidades e entre elas fui presidente do Hospital Regional de Palmitos por várias vezes. E há 4 anos então assumi o desafio em estar como prefeito a qual levei minha experiência de vida para o mandato, buscando sempre atender o cidadão".

3 – Qual será sua principal Bandeira, caso eleito?

"Se for reeleito, vamos continuar na linha de trabalho que temos atualmente. Em primeiro lugar, quero aqui destacar os princípios que regem nosso trabalho: a honestidade e a seriedade. E  claro, sempre olhando diretamente para atender as pessoas. Para mim todas as secretarias são de extrema importância, porém quero aqui destacar alguns setores que precisamos avançar. Precisamos dar uma atenção especial na área da saúde, para continuarmos neste caminho: realizar cirurgias de baixa complexidade e de alta complexidade e manter a equipe do posto de saúde completa; investir ainda mais na compra de mais veículos e medicamentos. Também nos voltaremos para área da indústria. Nossa expectativa é gerar novos empregos e para isso no ano passado tivemos uma grande conquista com a vinda da Ogochi e também não podemos esquecer-nos do apoio das empresas aqui instaladas. Além disso, vamos aumentar a área industrial com novos galpões; Outra bandeira que foi destaque na nossa gestão foi à infraestrutura a qual vamos concluir nosso mandato com 10 km de asfalto no interior, um fato inédito! Mas queremos concluir trechos iniciados e fazer mais asfalto para as demais localidades do interior. Também assumimos o compromisso de concluir a pavimentação em todas as ruas no próximo mandato. Ainda na cidade investimos em calçamento e asfalto com infraestrutura e drenagem. No turismo com ênfase especial na Ilha Redonda, um lugar turístico. Sempre damos e vamos dar atenção para o turismo; Na agricultura terá mais investimento com aquisição de equipamentos agrícolas e máquinas para as terraplanagens. E por último e de extrema importância a gestão dos recursos com zelo pelo dinheiro público, com folha de pagamento em dia, vamos continuar nesta linha e vamos aperfeiçoar em todos os setores".   


4 – As estimativas indicam queda de arrecadação nos próximos anos em virtude da pandemia e da crise econômica? Na sua visão, o que é possível fazer para contornar esse problema e não interromper investimentos?

"No que diz a respeito arrecadação nós já temos estas informações e também a orientação que existe uma tendência de cair à arrecadação devido à pandemia. Como administrador público nós devemos estar prevenidos já sabendo que isso irá acontecer, nós vamos ter que administrar esta redução de recurso. Também sabemos que a estiagem vai prejudicar a produção num modo geral e a receita vai cair. Nos sentimos preparados para isto. Os problemas que vão surgir, nós vamos solucionar. As obras não vão parar por que temos respaldo financeiro. E vamos trabalhar com austeridade para que o Município de Palmitos não sofra com esta queda na arrecadação. É uma questão de administrar e zelar os recursos que temos". 


5 – Saúde sempre é um setor muito cobrado pela população. Quais suas propostas para essa área?

"A saúde nós tivemos uma atenção toda especial em nosso mandato. E vamos continuar realizando o programa de cirurgias eletivas com o dinheiro próprio. Atualmente buscamos recursos nas instâncias superiores para fazer novas cirurgias. Destaco aqui nestes últimos meses que conseguimos R$ 350.000,00 mil reais com Deputado Mauro de Nadal, e todo este recurso foi destinados para cirurgias de alta complexidade. Conseguimos zerar os pedidos de cirurgias eletivas por diversas vezes em nosso mandato. O programa das cirurgias eletivas pretendemos continuar com as cirurgias ginecológica, vesícula, hérnia e ortopedia. Estamos em dia com as cirurgias eletivas e com a população Palmitense. Queremos evitar casos de pessoas, como na administração passada teve, em que o cidadão ficou sete anos na fila na espera por uma cirurgia. Nós optamos por este programa para ajudar o cidadão quando ele precisa. E a saúde entendemos que é uma questão de urgência, por isso vai continuar nesta mesma linha". 


6 – Caso eleito, o vice-prefeito terá voz ativa em seu governo?

"Sempre abrimos espaço para o vice-prefeito. Até delegamos atuação administrativa ao vice-prefeito. Mas cabe salientar que houve momentos em que o vice-prefeito não quis exercer tais atividades e isso é importante que a população saiba. Além disso, deleguei ao vice-prefeito em diversas vezes representações em eventos quando não pude participar devido ao choque na agenda. E este falou diversas vezes em meu nome. Também quero salientar que todas nossas ações foram de anuências do vice-prefeito, com anuências dos vereadores de nossa bancada e anuência das lideranças comunitárias. Então trabalhamos sim ouvindo as pessoas. Quem são os representantes da sociedade, os vereadores. E estes sempre foram solicitados a deliberar as nossas ações. Tanto é que no inicio do nosso governo reunimos todos e elencamos as necessidades em cima do Plano Governo. Os 17 itens elencados nesta reunião foram todos concluídos em nosso mandato. E sempre com a participação do vice-prefeito. Se errei, erremos juntos por que o vice-prefeito sabia das nossas decisões.  Então, vice-prefeito teve voz, sim. E assim terá no próximo mandato caso formos eleitos". 


7 – Caso eleito, seu governo implementará mecanismo para ouvir as demandas da comunidade?

"Sempre ouvimos a comunidade. Até então diversas obras tiveram o pedido da comunidade. Destaco aqui os asfaltos e calçamentos no interior que foram ouvidas lideranças da comunidade local para sabermos quais trechos eram para ser feito. Também tivemos a participações junto a ACIP/CDL de Palmitos, a qual ouvimos todas as sugestões. Nós sempre ouvimos o que a comunidade solicitou. E nós vamos continuar ouvindo a comunidade. Nós vamos implementar a ouvidoria digital, caso ser reeleito, que será um mecanismos direto com cidadão para melhor atende-lo. Nós nunca deixamos de atender alguém que procurasse o prefeito. Nós tratamos todos iguais, sem apadrinhados ou influência. Tratamos todos iguais, da mesma maneira. Por que fizemos isso? Porque somos prefeito do Município de Palmitos e não somos prefeito de um partido. Eu vou escutar sim a comunidade, desde a composição do governo até reivindicações da comunidade. E isso aconteceu neste mandato. Não teve nenhum momento a imposição radical. Na formação da equipe sempre priorizamos ver o perfil das pessoas para cada cargo. Qual é o perfil ou a qualificação da pessoa para determinada secretaria? Isto sempre orientou a escolha das pessoas para trabalhar conosco. Não adianta ter conchaves e esquemas políticos para encher a prefeitura de gente e não ser eficaz e eficiente. E isto apareceu numa pesquisa de satisfação da gestão, que foi alta e por isso queremos continuar neste caminho com melhorias em alguns setores". 


8 – Quando falamos de receita, um dos principais influenciadores é movimento econômico? Caso eleito, quais suas medidas para aumentar o movimento econômico do município?

"Caso reeleito nós vamos continuar dando incentivo dentro da legalidade para quem quer se instalar em Palmitos ou até mesmo ampliar sua produção. Vamos continuar com as parcerias com os nossos agricultores, por exemplo, até o presente momento foram mais de 60 terraplanagens realizadas em parceria com o agricultor. Pois isto aumenta o movimento econômico e consequentemente o retorno será maior aos cofres públicos. E, além disso, aumento o setor de serviço. E isto não é diferente com as indústrias. Implementamos indústria aqui em Palmitos para que o movimento econômico aumentasse e consequentemente gerasse novos empregos, mais renda e também o dinheiro girasse no comércio local. Vou continuar nesta linha porque o prefeito só consegue fazer obras, dar saúde, educação e aos programas sociais se tiver arrecadação. 

Vamos dar incentivo para quem quiser aumentar a sua produção. É nosso projeto criar uma nova área industrial onde já temos este lugar previsto, na antiga UDESC, onde o município possui 50.000 mil metros quadrados e atualmente parte é ocupada pela empresa Ogochi. E também neste espaço está sendo construído um pavilhão para a indústria se instalar. É nossa intenção é loteá-la para que novas empresas, caso queiram se instalar ou até mesmo empresas da cidade que queiram ampliar sua produção e estas terão locais e endereço. Por que hoje temos uma área industrial que está em litigio. Quem está lá instalada ou quem queira não tem endereço. Está em litigio e não sabemos quanto tempo vai durar este processo, então queremos que a economia do município cresça e eu, como administrador público não posso ficar aguardando e nem muito menos a população precisando de novas oportunidades. É intenção fazer novos barracões para que as pequenas empresas tenha local para iniciar suas atividades e amanhã ou depois se tornar uma grande indústria. Nós temos também um projeto de apoio ao frigorifico que vem se instalar aqui em Palmitos. Nós assumimos o compromisso junto ao grupo que vai administrar este frigorifico. Nós oficializamos este nosso compro misso no papel dentro da legalidade e dentro da lei. Para que no futuro o executivo não tenha problemas. Nós vamos ser parceiros com o frigorifico. Além disso, temos uma indústria que depende de acesso, mas já tomamos contato com as autoridades de Brasília as quais providências serem tomadas e também tivemos contato com políticos que possa nos ajudar neste processo. Existe o projeto de revitalização do asfalto e nós precisamos incluir este acesso neste projeto. Já estamos trabalhando em cima disso, independente se formos eleitos ou não. Para que esta indústria seja instalada. Então estas iniciativas impulsionar a economia local, a geração de emprego e renda e também a valorização do nosso comércio".


9 – Por que você merece ser eleito? Espaço para pedido de voto.

"Mereço ser reeleito porque nosso trabalho foi voltado para população, independente de partido político ou da pessoa que for. Palmitos avançou muitos nestes últimos 4 anos. Conseguimos mostrar para toda a população que com os recursos próprios muitas obras e sonhos sairão do papel e virarão realidade. Não foram promessas e sim compromisso com a população palmitense. Nestes 4 anos passamos situações econômicas difíceis com crise inclusive, mas nós não paramos um só dia. Nós não reduzimos horário de atendimento à população e nem muito menos as máquinas do DMER ficaram paradas. E a saúde a população é testemunha o quanto melhorou. Também fizemos uma gestão com austeridade e com zelo com dinheiro público. Pelo trabalho que fizemos nestes 4 anos, e isto está aos olhos da população o que Palmitos cresceu. A população sabe que o prefeito que mais trouxe equipamentos para agricultura, máquina para o DMER, mais fez asfalto e mais fez calçamento em 4 anos. Então vamos continuar nossa linha de trabalho com honestidade e seriedade com a população Palmitense. Palmitos não pode voltar para atrás, precisamos continuar avançando". 

Fonte: Redação jornal Expresso d'Oeste/ Dair Enge
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.