TV GC

“Acreditamos na inovação e na experiência, que serão bandeiras da nossa Administração”

Sidnei Bellé (MDB) é candidato a prefeito de Caibi na Coligação “Inovação com coragem e experiência”, formada por PT e MDB, tendo como vice Rubens Diniz (PT)

Caibi - 13/11/2020 11:12 (atualizado em 13/11/2020 11:21)

Foto: Divulgação - Sidnei Bellé (MDB)


1 – Uma breve apresentação sua e por que decidiu concorrer a prefeito?

"Nasci em Caibi, tenho 49 anos de idade. Residi em Linha Maracujá, até os 14 anos de idade. Mudei-me para Paragominas (PA), onde residi por 3 anos. De volta à minha terra natal, ingressei na Cooperativa A1, onde trabalhei por 12 anos. Em janeiro de 2005, atendendo convite do ex-prefeito Adilar Carlesso, assumi a Secretaria Municipal da Saúde. Em janeiro de 2013, fui novamente convidado à exercer o cargo de Secretário Municipal da Saúde, na gestão do prefeito Dilair Menin. Em 2017, segui no cargo, à convite do atual Prefeito Elói José Líbano. Decidi concorrer, pois quero usar a minha experiência para fazer de Caibi um lugar cada vez melhor para se viver".


2 – Quais suas experiências em Administração? Já ocupou algum cargo público antes?

"Tenho formação profissional na área de Administração, Pós Graduação em Gestão Pública, e desempenhei diversos cargos em entidades a nível de município, região no Estado e no Brasil, sendo:

- Secretário Municipal da Saúde de Caibi - 15 anos; 

- Presidente do Hospital São José de Caibi - 02 anos; 

- Vice Presidente do Hospital São José - 05 anos; 

- Coordenador do colegiado de Secretários Municipais da Saúde da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios) - 04 anos; 

- Coordenador da Comissão Intergestor Regional (CIR) da Região de Chapecó por 2 mandatos - 04 anos; 

- Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde de Santa Catarina (COSEMS) por 01 ano e 06 meses; 

- Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina (COSEMS) - 04 anos e 06 meses; 

- Membro do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em Brasília - 03 anos; 

- Membro do Conselho Nacional dos Representantes Estaduais em Brasília - 04 anos e 06 meses (CONARES)".


3 – Qual será sua principal Bandeira, caso eleito?

"Todas as secretarias e departamentos são importantes, mas temos algumas bandeiras, como: a saúde, em primeiro lugar; a geração de emprego e renda; o apoio ao agricultor e ações que fortaleçam a agricultura; e o diálogo aberto com a comunidade, que será o destaque deste governo, ouvindo sugestões e construindo nosso município, com a contribuição dos caibienses".


4 – As estimativas indicam queda de arrecadação nos próximos anos em virtude da pandemia e da crise econômica? Na sua visão, o que é possível fazer para contornar esse problema e não interromper investimentos?

"Em primeiro lugar, estamos focando na experiência. Os tempos que vivemos não são fáceis e será necessário muita experiência, dedicação e compromisso com a comunidade, continuando o bom trabalho que vem sendo feito. A pandemia trouxe reflexos negativos para a economia, para a geração de renda e para o comércio em geral. Precisamos estar atentos, buscar parcerias, diminuir os custos da máquina pública e principalmente, continuar buscando investimentos na educação, saúde, agricultura, turismo, social, esporte, cultura, para as obras e tantos outros setores que precisam de recursos. É por isso que acreditamos na inovação e na experiência, que serão bandeiras da nossa administração".


5 – Saúde sempre é um setor muito cobrado pela população. Quais suas propostas para essa área?

"Como profundo conhecedor da saúde, temos como propostas: Garantir a todos os munícipes o direito e acesso à saúde através do atendimento humanizado, integral e igualitário, fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família; Ampliar ações de prevenção; Buscar a possibilidade de viabilizar a realização de atendimentos descentralizados em comunidades do interior; Focar em ações que envolvam terapias alternativas e práticas complementares, com orientações e trabalhos voltados para a saúde física e mental; Também temos o grande compromisso de seguir com a parceria do Hospital Beneficente São José, para modernizá-lo e vacacioná-lo no atendimento local e regional, para consultas eletivas e também ofertando atendimento de Urgência e emergência, com atendimento 24 horas já 

no primeiro semestre de 2021.

Também vamos reativar o consultório Odontológico na escola da Linha Planaltina e avaliar junto com a comunidade o atendimento de outros profissionais para região norte do município. Além disso, temos muitas outras propostas que são destaque em nosso Plano de Governo e que colocarão nossa saúde em primeiro lugar".


6 – Caso eleito, o vice-prefeito terá voz ativa em seu governo?

"Sem dúvidas. O Rubens Diniz é um grande conhecedor do nosso interior. Trabalhou por mais de 7 anos como secretário municipal da agricultura e conhece o que o produtor rural precisa. Não tenho dúvidas que ele será um apoio importante ao nosso governo, buscando recursos e principalmente, trabalhando pela nossa gente. Faremos um bom trabalho, em conjunto, dialogando e nos comprometendo com a parceria que assumimos desde a convenção partidária".


7 – Caso eleito, seu governo implementará mecanismo para ouvir as demandas da comunidade?

"Sim. Um dos exemplos que está em nosso Plano de Governo, é a elaboração do orçamento participativo para melhor distribuir os investimentos em nosso município. E aqui, quero destacar que o Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia participativa, que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, através de processos da participação da comunidade.

Falando da participação da população, queremos realizar audiências públicas com a efetiva participação da população, para elencar prioridades de investimento e prestação de contas das ações desenvolvidas pela administração municipal.

Queremos nos comprometer a fazer uma administração dinâmica, descentralizada, onde a principal característica será ouvir as pessoas. Faremos isso, com presença constante nas comunidades do interior e bairros, visitas ao comércio, indústrias e prestadores de serviço, ouvindo as pessoas e suas necessidades. Tenham certeza que nosso objetivo, será fazer nosso município crescer, com desenvolvimento, emprego e renda e melhor qualidade de vida aos caibienses".


8 – Quando falamos de receita, um dos principais influenciadores é movimento econômico? Caso eleito, quais suas medidas para aumentar o movimento econômico do município?

"Pretendemos estimular a compra no comércio local, aumentando a arrecadação e valorizando quem paga impostos no município. Além disso, queremos implantar um programa de Geração de emprego e renda no município, fortalecendo empresas e indústrias existentes e buscando atrair novos investidores.

Outro ponto importante, é que vamos seguir a parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com relação à eventos, campanhas, cursos e treinamentos, abrindo um campo importante de discussão com o comércio local, realizando também campanhas que incentivem a compra no comércio local e aumentem o movimento econômico.

Na agricultura, principal fonte de arrecadação do município, também temos propostas importantes e que vão valorizar o homem do campo, com auxílios e serviços importantes, que fazem o produtor investir mais, aumentando o retorno de impostos".


9 – Por que você merece ser eleito? Espaço para pedido de voto.

"Estou preparado para ser prefeito. Nasci e me criei nesta Terra, lugar que temos família, amigos e conhecidos, e essa é com certeza uma das razões de assumir com amor e compromisso esse grande desafio de nossa Vida. 

Estamos aqui, para afirmar o nosso compromisso com a comunidade, nos colocando à disposição para disputar pela primeira vez, as eleições para o período de 2021 a 2024. Nosso compromisso será fazer uma administração ética, pautada no diálogo, buscando a inovação nos mais diversos setores e, através de nossa experiência no setor público, qualificar todos os serviços oferecidos para a população caibiense. Eu e o Rubens somos pessoas simples, valorizamos a família e trazemos a nossa experiência, para fazer Caibi avançar sempre rumo ao desenvolvimento! Um grande abraço a todos! No dia 15, vote 15".

Fonte: Redação jornal Expresso d'Oeste/ Sidnei Bellé
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.