TV GC

Hospital em SC usa banho de ofurô e musicoterapia em tratamento de bebês prematuros

Técnica proporciona aos bebês que estão na UTI Neonatal as sensações uterinas e traz lembranças de conforto, segurança e aconchego

Estado - 20/11/2020 17:08

Foto: Divulgação


No mundo, a cada dez recém-nascidos um é prematuro. Pensando nisso, no mês que marca a sensibilização sobre a prematuridade o Hospital Santo Antônio em Blumenau, no Vale do Itajaí, desenvolveu nesta semana técnicas de humanização para os pequenos. Uma das atividades, realizada na segunda-feira, dia 16, incluiu banho de ofurô combinado com a musicoterapia.

Conforme informações, a técnica proporciona aos bebês as sensações uterinas e traz lembranças de conforto, segurança e aconchego. Por conta disso, está sendo utilizada no tratamento dos prematuros que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal.

Segundo a enfermeira Thalita Lima, o formato do ofurô é associado ao do útero. “A temperatura da água também contribui para a experiência, sendo mantida entre 36ºC e 37ºC, facilitando a ambientação e relaxamento dos bebês”, afirma.

A técnica é indicada pelo Ministério da Saúde. “O relaxamento dos bebês ocasionado pelo banho de ofurô, reduz o stress e consequentemente o choro dos bebês, ameniza possíveis agitações, reduzir a insônia e até mesmo as cólicas”, explica o médico neonatologista Egídio Negri.

Os profissionais apontam que o banho pode ser replicado em casa nos bebês de até os seis meses.

Como os recém-nascidos não têm sustentação do corpo, os profissionais orientam a importância de segurar e apoiar levemente a cabeça do bebê, de forma que a água não ultrapasse os ombros. Todo o processo pode ser combinado com musicoterapia e um ambiente de baixa luz.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.