TV GC

Vacinação contra Covid-19 em SC vai começar até a primeira semana de fevereiro, diz secretário de Saúde

Governo já possui um estoque de insumos garantido para a aplicação da primeira dose da vacina em todos os catarinenses que integram os chamados grupos prioritários.

Coronavírus - 08/01/2021 16:48


O secretário de Estado da Saúde, André Motta, afirmou nesta sexta-feira (8) que a vacinação contra a Covid-19 irá começar até a primeira semana de fevereiro em Santa Catarina. A expectativa é receber as primeiras doses do imunizante ainda este mês. A informação foi confirmada em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV.

"A primeira data que foi nos passada pelo próprio ministério seria 20 de janeiro. Pela compra de ontem [quinta], que foi formalizada, há um quantitativo a ser entregue pela empresa até 31 de janeiro. Então, num cenário otimista, devemos estar recebendo um quantitativo de doses na última semana deste mês [janeiro] ou, na pior das hipóteses, já para fevereiro, e na primeira semana iniciarmos a vacinação da nossa população", disse.

Na quinta-feira (7), o Ministério da Saúde firmou um acordo com o Instituto Butantan para a compra da vacina CoronaVac. Nesta sexta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da vacina. Segundo o governo de São Paulo, o imunizante tem 78% de eficiência para casos leves em testes feitos no Brasil.

O secretário de Saúde destacou também que Santa Catarina possui um estoque de insumos garantido para a aplicação da primeira dose da vacina em todos os catarinenses que integram os chamados grupos prioritários. 

"Nesse momento, o Estado já tem distribuído, inclusive distribuído para municípios e regiões, um quantitativo suficiente para atender essas quatro fases iniciais da imunização", disse.

Anvisa

Mesmo com R$ 300 milhões reservados para a compra da vacina caso o governo federal atrase os imunizantes, Motta afirmou que prioridade de compra é do Ministério da Saúde, que irá distribuir de forma igualitária no país. Ao citar "momento de unidade", o secretário afirmou que o ministério tem feito as tratativas necessárias.

"Temos recursos em caso de necessidade ou dificuldade do ministério, mas é um momento de unidade nacional. Eu espero e acredito que isso não será necessário", disse.

Fases

Em documento divulgado no dia 16 de dezembro, o governo catarinense afirmou que a intenção é vacinar 2.802.639 pessoas do grupo prioritário "em um primeiro momento" da imunização. Veja as fases:

• Primeiro devem ser vacinados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena.

• Na segunda fase, a previsão é de que serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos.

• No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares, entre outras.

• Na quarta, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos.

Covid-19 em números

Santa Catarina chegou a mais de 5,5 mil mortes por Covid-19 e tem 511 mil infectados desde o início da pandemia. Os números são do boletim do governo do estado divulgado na noite de quinta-feira (7). Nesta mesma data, o Brasil atingiu 200 mil mortes pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública no estado está em 78,98%. Na quarta (6), a taxa era de 80,49%.

Nesta quinta, houve atualização do mapa do risco. Santa Catarina tem 10 regiões em risco gravíssimo para Covid-19 e seis em nível grave.

Eficácia

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (7) que de cada 100 voluntários vacinados com a CoronaVac que contraíram o vírus, 22 tiveram apenas sintomas leves, sem a necessidade de internação hospitalar (índice apresentado como de 78% de eficácia para casos leves).

Para redução de casos graves e moderados, o governo anunciou índice de eficácia de 100%, ou seja, não houve casos graves (incluindo mortes) e moderados entre os vacinados.

Fonte: G1 SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.