TV GC

Setor de Epidemiologia faz alerta sobre presença do vírus da febre amarela na região

A incidência do vírus deu-se após a constatação da morte de três macacos, dois deles no município de São Bernardino e o outro em São Lourenço do Oeste.

Região - 13/01/2021 08:58


Foto: Divulgação


A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio do Setor de Epidemiologia, faz o alerta a toda população sobre a circulação do vírus da febre amarela na região. A incidência do vírus deu-se após a constatação da morte de três macacos, dois deles no município de São Bernardino e o outro em São Lourenço do Oeste. 

Estes animais são os primeiros a serem acometidos pela doença o que aumentou o sinal de alerta para toda macrorregião de Saúde de Chapecó com emissão de nota feita pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) para ações de intensificação, especialmente com relação à busca ativa de pessoas que não estejam vacinadas contra a febre amarela.

Conforme explica a responsável pela Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde de Cunha Porã, técnica em Enfermagem Velsoni Engler, é importante que toda a população se certifique de que esteja imunizada, especialmente os moradores e trabalhadores das áreas rurais, onde há maior incidência da presença de macacos pela proximidade da mata. “É importante esclarecer que os macacos não transmitem a doença aos humanos. Pelo contrário, eles têm papel de sentinelas, sendo os primeiros a serem acometidos pelo vírus”, reforça.

Também é importante que as pessoas que residem em área rural, ou que estejam fazendo turismo rural, ao identificarem a morte de macacos comuniquem imediatamente os setores de Epidemiologia ou Endemias do município para que sejam tomadas as devidas providências para coleta de material e identificação da causa/morte destes animais.

Já com relação à imunização, Velsoni ressalta que todas as pessoas devem verificar suas cadernetas de vacinação. A proteção contra a febre amarela consiste em apenas uma dose da vacina para toda vida. “Quem não tem essa dose registrada, ou tenha dúvida, pode buscar informação junto às Unidades de Saúde”.

 A verificação da caderneta de vacinação pode ser feita por qualquer profissional da Saúde. Enquanto a vacinação até o dia 10 de fevereiro está sendo feita somente no período da tarde, na Unidade de Saúde próxima ao Fórum.


Fonte: Ascom Prefeitura de Cunha Porã
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.