TV GC

SC tem alerta para risco alto de alagamentos e deslizamentos até quinta-feira

De acordo com a Defesa Civil, chuvas volumosas predominam na maior parte do Estado com acumulados previstos acima de 150 mm entre esta terça (19) e quinta (21)

Clima - 20/01/2021 08:34

Santa Catarina tem alerta para chuva intensa e volumosa até a quinta-feira (21) – Foto: Ricardo Alves/NDTV


Santa Catarina terá chuva volumosa e intensa até o fim da noite de quinta-feira (21), o que coloca a maioria das regiões em estado de atenção para o risco alto de deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundação, de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (19).

Segundo a previsão do órgão, a condição chuvosa segue predominando no Estado por conta da atuação de uma área de baixa pressão no Oeste e do intenso transporte de umidade vindo do oceano para o continente.

Nas regiões destacadas em laranja no mapa abaixo são esperados mais de 150 mm no período. Confira as regiões:

Conforme o alerta da Defesa Civil, o risco de deslizamentos e inundações abrange todas as regiões destacadas em laranja e amarelo no mapa.

O órgão destaca que os altos acumulados de chuva em curto espaço de tempo devem ocorrer principalmente no Oeste de Santa Catarina.

Confira as recomendações da Defesa Civil

Em casos de alagamentos e inundações, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. O trânsito em pontilhões e pontes submersas também não é indicado.

Destaque para cuidados especiais com crianças próximas a rios e ribeirões.

Já em situações de deslizamento de terra, a população deve ficar atenta a alguns sinais como a inclinação de postes e árvores.

Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residência ou aparecimento de rachaduras em muros ou paredes devem ser observados pelos moradores.

Os problemas devem ser comunicados à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.


Fonte: ND+
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.