TV GC

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA nesta quarta

Cerimônia na Casa Branca terá um rígido esquema de segurança e público reduzido

Governo Americano - 20/01/2021 15:20

Foto:Angela Weiss | AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tomam posse de seus cargos nesta quarta-feira (20) na Casa Branca, em Washington.

A cerimônia terá uma mudança nos protocolos por conta da pandemia de Covid-19 e também porque ocorre duas semanas após os atos pró-Trump que motivaram uma  invasão ao Capitólio e deixaram cinco mortos. Diferente das posses anteriores, que contaram com cerca de 200 mil pessoas, a cerimônia deste ano terá público limitado, com apenas 1 mil convidados.

Além dos protocolos de saúde, o evento terá um rígido esquema de segurança, controlado pelo Serviço Secreto dos EUA. Mais de 15 mil homens da Guarda Nacional se juntarão a outros milhares de policiais e agentes responsáveis por manter a comitiva do presidente eleito.

Trump se despede da Casa Branca

Donald Trump deixou a Casa Branca às 8h15 (10h15 em Brasília), pela última vez como presidente dos Estados Unidos. Ele disse que não participará da cerimônia de Posse de Biden, quebrando uma tradição centenária que simboliza a troca pacífica de poder.

Biden e Trump não se cumprimentaram oficialmente deste a eleição do democrata, em novembro. Trump ficou semanas dizendo que não reconhecia a derrota nas urnas e demorou a admitir que teria de deixar o cargo. 

Ele tentou mudar o resultado da votação ao longo de dois meses, e só parou depois que seus apoiadores invadiram o Congresso dos EUA. A incitação a esta invasão motiva um processo de impeachment contra Trump, aprovado na Câmara e à espera de análise no Senado, que deverá ocorrer após ele deixar o poder.

Em seu último pronunciamento como presidente, Trump disse que, se não fosse a pandemia de coronavírus, os números da economia seriam ainda melhores. Segundo ele, os EUA fizeram um "milagre médico" em desenvolver duas vacinas contra a Covid-19 em tão pouco tempo: "Fizemos em 9 meses o que levaria 9 anos".

No discurso, ele não citou Biden, mas desejou sorte e sucesso ao novo governo: 

 Como dizem os atletas, nós demos tudo em campo. Não poderíamos ter feito um trabalho mais duro. Eles [governo Biden] terão uma boa base para fazer coisas. Nós próximos meses, haverá bons números na economia. Lembrem-se de nós—.

Antes de embarcar no Air Force One com destino à Flórida, Trump disse: "Voltaremos de alguma forma".


Fonte: Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.