TV GC

Reunião com apicultores reitera parceria e incentivo à atividade

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Rafael Augusto Böer (Rafão) e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Vilson Kempfer.

Cunha Porã - 28/01/2021 09:18

Foto: Ascom Prefeitura 


Uma reunião envolvendo representantes da Associação dos Apicultores foi realizada na tarde de terça-feira (26) para reforçar a parceria e incentivo do município no desenvolvimento desta atividade. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Rafael Augusto Böer (Rafão) e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Vilson Kempfer.

De acordo com Kempfer, esta reunião objetivou renovar o convênio entre o município de Cunha Porã e a Associação dos Apicultores que prevê a assistência técnica através do Sebrae por um período de dez meses. Desde que foi firmado este convênio, a produção de mel aumentou de forma significativa e, conforme, o secretário, também é uma nova atividade que gera desenvolvimento econômico local.

Kempfer ressalta que a assistência técnica tem gerado satisfação entre os apicultores, justificando a necessidade da continuidade bem como incentivando a adesão de mais produtores à atividade. “No futuro estuda-se a possibilidade da construção da Casa do Mel. Com isso estaremos fazendo o processamento do produto no próprio município, o que poderá agregar ainda mais valor ao mel comercializado”, afirma o secretário.

Na avaliação do vice-prefeito, a intenção do Governo Municipal é dar continuidade a esta parceria, possibilitando a ampliação para que mais famílias sejam integradas a associação. “Com este aperfeiçoamento o que antes era uma atividade secundária agora conta com uma produção comercial que agrega inclusive na renda das famílias envolvidas e está inserida no mapa das atividades econômicas do município”, ressalta Rafão.

Conforme os dados da Associação, hoje são 843 colmeias em produção, representando um crescimento de 41%. Para a safra 2020/2021 o grupo estima uma produção de 21.075 quilos, em torno de 25 quilos por caixa. Com relação à produção, cerca de 90% é vendida à indústria de forma coletiva, enquanto 10% é oriunda de vendas direto ao consumidor.

Estes índices positivos, segundo os apicultores, são atribuídos à qualificação e assistência técnica que tem promovido uma atividade mais profissionalizada com envolvimento das famílias no projeto. Além disso, 95% das colmeias estão padronizadas e apiários bem localizados, com manejo adequado seguindo as estações do ano.

Outro fator importante destacado pelo grupo é o trabalho cooperado entre os apicultores. Gerando assim melhor agregação ao preço do mel vendido e tornando a atividade uma renda para as 15 famílias envolvidas atualmente.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cunha Porã
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.