TV GC

Secretaria de Educação de Cunha Porã prepara retorno ao ano letivo

De acordo com a secretária de Educação, Luciane de Oliveira Bueno, toda a organização vem sendo pensada e voltada para o bem-estar das crianças e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos com a rede municipal de ensino.

Região - 04/02/2021 14:58


Foto:Divulgação


O Governo Municipal de Cunha Porã, por meio da Secretaria de Educação, está se organizando para o retorno às aulas do ensino fundamental programado para o próximo dia 18 de fevereiro, mesma data prevista para a rede estadual. Para isso, desde as últimas semanas já estão em andamento os trâmites de escolha de aulas, estudo dos Planos de Contingência da Educação (Plancon-Edu/Covid-19), limpeza e dedetização nos estabelecimentos de ensino e preparação dos profissionais com atividades e palestras on-line.

De acordo com a secretária de Educação, Luciane de Oliveira Bueno, toda a organização vem sendo pensada e voltada para o bem-estar das crianças e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos com a rede municipal de ensino. “Além disso, também estão sendo feitas as adaptações ao Plancon, conforme a realidade que estamos vivendo agora e de acordo com cada escola”, destaca.

Luciane explica que o retorno das aulas ocorrerá de duas formas; crianças que retornarão às escolas; e àquelas cujas famílias optarão em mantê-las em casa para o ensino fundamental e jardins. “Para a primeira situação, cujas crianças retornarão aos bancos escolares, será adotado o ensino de alternância, ou seja, os alunos em suas turmas serão divididos em dois grupos. Desta forma, cada semana deverá comparecer 50% dos alunos para frequentar as atividades, alternando com o outro grupo na semana seguinte”.

Para entendimento das famílias e dos próprios alunos que irão frequentar as aulas, as atividades escolares serão planejadas de forma quinzenal. “Ou seja, o professor repassará conteúdos para realizar em sala e também para executar em casa na semana em que a criança estiver no período de alternância com o outro grupo. Além disso, sabemos ainda que tem alunos com irmãos e essa adequação também será observada para contribuir com as famílias e para que estas crianças possam conciliar a ida à escola na mesma semana”, pondera Luciane.

Já para as crianças cujos pais optarem em mantê-las em casa, será adotado o ensino on-line, com atividades coordenadas pelos professores dos grupos de risco. Em ambas as situações serão necessárias assinaturas das famílias de termos de compromisso quinzenal seguindo as legislações federal e estadual. 

Escola Núcleo Número Um terá simulado de turmas 

Como o retorno às aulas será ainda em meio à pandemia, o comparecimento dos alunos nas aulas presenciais também será limitado em 50%. Para isso, as turmas serão divididas em dois grupos que serão alternados a cada semana. Na Escola Núcleo Número Um, que atende alunos do ensino fundamental, está sendo organizado um simulado para a próxima semana, no intuito de organizar o cronograma de atividades.

De acordo com a diretora da Escola Núcleo Número Um, Diane Jandt, a simulação de início do ano letivo será nos dias 10, 12 e 17 de fevereiro. Nestes dias, deverão comparecer à Escola alunos em seus respectivos turnos e irmãos que frequentem outras séries, conforme o seguinte cronograma:

Dia 10 de fevereiro, quarta-feira, em seus respectivos turnos: alunos dos 1º e 8º anos e irmãos que frequentem outras séries do Núcleo;

Dia 12 de fevereiro, sexta-feira: devem comparecer alunos dos 2º; 3º e 7º anos em seus turnos; além de irmãos que estudem no Núcleo e que não estavam incluídos no dia anterior;

Dia 17 de fevereiro, quarta-feira: alunos dos 4º; 5º; 6º e 9º anos em seus turnos.

Diane ressalta que para os dias de simulação não haverá transporte escolar, por isso é importante a colaboração dos pais. “Lembrando que todos devem estar de máscaras, e em caso de dúvidas, a Escola Núcleo Número Um está à disposição para esclarecimentos através do telefone: 3646-3334”, orienta a diretora.

Centros de Educação Infantil retornam dia 22

A secretária de Educação pondera que os Centros de Educação Infantil (CEIs) terão atividades retomadas a partir do dia 22. No entanto, na semana que antecede esta retomada será feita entrevista com os pais de todas as crianças matriculadas e que vão frequentar os CEIs.

Luciane ressalta que esta entrevista tem a finalidade de explicar o funcionamento e solicitar autorização para que as crianças frequentem as atividades dos CEIs. “Como é importante evitar aglomerações os dias das entrevistas serão organizados através dos grupos de whatsapp que estão sendo criados no decorrer da semana”, cita.

Ainda com relação aos Centros de Educação Infantil - creches, a secretária de Educação evidencia que as crianças permanecerão nos estabelecimentos de ensino por meio período. “Nossa intenção é atender todas as crianças das creches por, pelo menos, meio turno, pois sabemos que várias famílias precisam da escola para conseguir conciliar com o trabalho”, defende.

Luciane ainda cita que a Secretaria de Educação, assim como os estabelecimentos de ensino da rede municipal, está à disposição para esclarecer as dúvidas dos pais. “É um retorno diferente. Neste primeiro momento será necessária a compreensão da comunidade escolar, mas a volta às aulas está sendo planejada com todo cuidado e obedecendo as regras da Vigilância Sanitária que estão contempladas no Plancon-Edu de cada estabelecimento de ensino”, finaliza a secretária de Educação de Cunha Porã.

Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.