TV GC

Raio mata 15 cabeças de gado no interior de Palmitos

O fato ocorreu na madrugada de quinta-feira, dia 04 de fevereiro, na Linha Aparecida. De acordo com o proprietário, o prejuízo está avaliado em aproximadamente $40 mil reais

Palmitos - 06/02/2021 11:10
Carregando Vídeo


Foto:TV Expresso


Em entrevista à reportagem da Tv Expresso, o agricultor, Alfredo Tortora, comentou sobre o fato ocorrido na madrugada de quinta-feira, dia 4 de fevereiro, em sua propriedade na Linha Aparecida, interior de Palmitos. “Os vizinhos me avisaram de manhã, que tinha os terneiros caídos lá em cima no potreiro, quando a gente subiu, tinha 15 terneiros mortos lá”, relata.

O proprietário conta, que ligou para a prefeitura, pedindo ajuda para enterrar os animais. “A gente tinha que dar um jeito, então eu liguei na prefeitura. O pessoal veio com uma retroescavadeira, abrimos uma valeta funda, e enterramos o gado lá”, explica.

Conforme Tortora, foi difícil lidar com essa situação, ainda mais para eles, que gostam muito dos animais. “Quando vimos o gado lá, ficamos muito sentido, a gente sempre foi de gostar de animal. Aí quando tu vê um animalzinho pequeno ou grande, morto, o sentimento é o mesmo”, enfatiza.

De acordo com o proprietário, o prejuízo está avaliado em aproximadamente $40 mil reais. “A gente leva anos para ter um plantelzinho, quando algum deles adoece, nós chamamos logo o veterinário para tratar. Agora tu vê aquele monte de boi morto, sem poder aproveitar nada, tanto que a gente cuidou, foi tudo em vão”, destaca.

O agricultor faz um pedido ao governo do estado

Na oportunidade, Tortora comentou que não perdeu as esperanças, o mesmo irá continuar com seu trabalho, mas, ele também faz um pedido ao governo do estado. “Se aborrecer é pior, não foi a primeira vez, e nem será a última. Há dois anos atrás eu perdi 6 vacas lá no outro lado, também por causa de um raio, e agora mias 15 gados. Com isso, eu faço um pedido ao governo, eles podiam dar um seguro ao agricultor, porque quando é a seca, é a seca, quando é a geada, leva as coisas, quando vem chuva de mais, prejudica”, salienta.

Segundo o proprietário, o agricultor paga impostos ao governo, de todas as vendas realizadas na propriedade. “Todos esses impostos que o governo cobra de nós, que não vendemos nada sem nota, porque um deputado não faz um projeto para auxiliar o produtor rural nesses momentos de perda. Não precisa pagar 100% do prejuízo, se eles ajudarem com 50%, já vai estar bom. A gente investe muito pra manter o plantel, agora na hora de fazer o nosso dinheiro, vem esse atrapalho, e se o governo garantisse um auxilio pra gente, seria mais fácil”, ressalta.

Ainda segundo Tortora, mesmo com o ocorrido, ele seguirá seu trabalho. “Nós ficamos descontente com isso, mas vamos seguir em frente, vamos continuar com nosso trabalho”, finaliza


Foto:Divulgação Redes Sociais


Fonte: Redação TV Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.