TV GC

Secretaria de Saúde e Sala de Situação confirmam primeiro caso positivo de dengue

Em Cunha Porã, conforme as informações da coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias da Secretaria de Saúde, Angela Rieger Kölln, foi registrado novo aumento dos focos do mosquito nesta semana, chegando a 60.

Cunha Porã - 05/03/2021 13:54

Foto: Imagem Internet


Com o sistema de saúde da região em colapso em decorrência da pandemia por coronavírus, os municípios também tem outra preocupação que envolve a saúde pública: o aumento de focos do mosquito Aedes aegypti.

Em Cunha Porã, conforme as informações da coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias da Secretaria de Saúde, Angela Rieger Kölln, foi registrado novo aumento dos focos do mosquito nesta semana, chegando a 60. Além disso, as notificações para dengue também aumentaram para 11, destas, seis negativas e quatro pacientes ainda aguardando resultado de exames.

Na tarde de quinta-feira (4) o município também teve a confirmação do primeiro caso positivo para dengue. De acordo com Angela, segundo investigação epidemiológica, o caso é considerado indeterminado, pois a pessoa esteve em diversos municípios da região, não sendo possível determinar o local da infecção.

No entanto, Angela reforça que o engajamento da comunidade no combate ao mosquito é essencial neste momento em que todas as atenções precisam estar direcionadas ao enfrentamento da Covid-19. “As duas doenças têm sintomas muito semelhantes, por isso, é importante que as pessoas busquem a prevenção, uma vez que o sistema de saúde já está comprometido”, solicita a coordenadora da Sala de Situação.

Para evitar a proliferação do mosquito os cuidados são simples, mas devem ser feitos constantemente no que se refere a evitar água parada. Ainda é aconselhado a todas as pessoas o uso diário de repelente e se tiver sintomas como febre alta, dores musculares ou atrás dos olhos, não se automedique, procure por atendimento clínico.

Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.