TV GC

Programa “Mamografia sim, porque eu me amo” é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Palmitos

A moção foi apresentada pelas vereadoras, Adriane Augustin e Vanessa Sgarbi. A mesma foi aprovada por unanimidade, e agora, as vereadoras buscam recursos para realização da mesma junto a esfera Municipal e Estadual

Palmitos - 10/03/2021 11:18 (atualizado em 10/03/2021 11:26)

Foto: Divulgação / Redes Sociais


No dia 22 de fevereiro foi apresentado na Câmara de Vereadores do município de Palmitos, uma moção de apelo para instalação do programa: Mamografia sim, porque eu me amo.

A moção foi apresentada pelas vereadoras, Adriane Augustin e Vanessa Sgarbi. A mesma foi aprovada por unanimidade, e agora, as vereadoras buscam recursos para realização da mesma junto a esfera Municipal e Estadual.

MOÇÃO DE APELO PARA INSTALAÇÃO DO PROGRAMA “MAMOGRAFIA SIM, PORQUE EU ME AMO”

Conforme Vanessa, o presente projeto vem implantar um programa, onde todas as mulheres residentes no município de Palmitos, com 40 anos de idade ou mais, no mês de seu aniversário, façam gratuitamente uma mamografia. “Hoje no município temos aproximadamente 1900 mulheres, que compreendem a faixa etária de 40 a 50 anos e acima de 69 anos, e que poderiam estar usufruindo desta possibilidade”, enfatiza.

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres. A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos, uma vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza gratuitamente a todas as mulheres a partir dos 50 a 69 anos o exame.

A recomendação do Ministério da Saúde é seja realizado a mamografia anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando o seu diagnóstico precoce e a redução da mortalidade, sabendo que a detecção do câncer de mama em estágios iniciais têm maior probabilidade de sucesso no tratamento, por isso, é primordial que população feminina de nosso município tenha assegurado este direito.

MOÇÃO DE APELO PARA INCLUSÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO DA COVID-19

Na sessão realizada no dia 8 de fevereiro, a vereadora, Vanessa Sgarbi, em parceria com a vereadora, Adriane Augustin, apresentaram juntamente com os vereadores da Bancada do MDB e PT, uma moção de apelo que trata sobre a inclusão dos Profissionais da Educação na segunda etapa da vacinação do grupo prioritário para o recebimento da Vacina do Covid-19.

Conforme Vanessa, esta moção foi encaminhada ao Governador e ao Secretário da Saúde do estado de Santa Catarina. “Estamos em busca de mais parcerias juntamente com o Presidente da Alesc, o Deputado Mauro de Nadal”, explica.

Fonte: Redação Tv Expresso / Vanessa Sgarbi
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.