TV GC

Vigilância sanitária fiscaliza escolas quanto ao cumprimento das medidas contra a Covid-19 em Cunha Porã

No município, as aulas presenciais tiveram retorno na segunda-feira, dia 22 de março

Educação - 26/03/2021 15:22

Foto: Ascom Cunha Porã


A Secretaria de Saúde de Cunha Porã, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), esteve no decorrer da última semana, visitando todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino para fiscalizações quanto ao cumprimento das medidas preventivas contra o coronavírus. A visita também teve o propósito de averiguar se os estabelecimentos de ensino estão seguindo os Planos de Contingência da Educação (Plancon-Edu/Covid-19), estabelecidos conforme a realidade de cada instituição.

Em Cunha Porã as aulas presenciais tiveram retorno na segunda-feira, dia 22 de março, e, conforme as fiscais da Vigilância Sanitária, Adriane Stürmer Weber e Ana Paula da Rosa, a percepção a cada visita realizada foi muito satisfatória, pois todas as escolas vêm seguindo rigorosamente as medidas estabelecidas em seus Plancons.

Entre as medidas observadas pelas profissionais esteve o constante uso do álcool em gel, bem como a instalação de dispensers na entrada dos educandários; distanciamento com demarcações no chão para facilitar a visualização dos estudantes; e uso de máscara por todos os profissionais e alunos. Nas salas de aula também foi observado o distanciamento entre carteiras e nas creches, cada turma com seu professor responsável.

“Percebemos o envolvimento e empenho de todos em desenvolver seus trabalhos de modo seguro e tendo este cuidado no controle e combate à pandemia. Essas percepções tidas em cada escola foram bem gratificantes. As escolas, por meio de seus profissionais e alunos, estão sendo exemplos nesse enfrentamento ao coronavírus, e acreditamos que toda população deveria aprender com as crianças, pois elas estão de parabéns pelas belas atitudes adotadas diariamente”, avaliam Adriane e Ana Paula.

Outro item observado pelas fiscais sanitárias, conjuntamente com os agentes comunitários de Saúde, foi com relação ao transporte escolar, que também está seguindo as determinações preventivas. “Estão todos dentro dos regramentos o que nos deixa felizes por este cumprimento às exigências e os quais pedimos para que continuem com a adoção destas medidas de proteção”, relatam as fiscais.

 

COOPERAÇÃO MÚTUA

Conforme Adriane e Ana Paula, além das escolas, toda a sociedade precisa manter os cuidados preventivos contra a Covid-19. “Estamos com índices baixos na transmissão da doença e também de casos ativos, e estes números são resultados de ações adotadas com mais intensidade. Mas para que estes índices sigam baixando depende da cooperação da população no cumprimento principalmente de três regras básicas: uso de máscara; distanciamento entre as pessoas; e higiene das mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel”, citam as profissionais.

As fiscais da Vigilância Sanitária ressaltam que é importante observar na divulgação diária do Boletim Epidemiológico da Covid-19 de Cunha Porã os números de internações. “É provável que tenhamos em circulação um novo tipo de vírus/cepa do coronavírus que tem acometido pessoas mais jovens com comprometimento maior do sistema respiratório e provocando internações com mais frequência e por mais tempo para restabelecer a saúde. É com base nestes índices que também alertamos para os cuidados por parte da população, para que não haja ainda mais internações de pessoas jovens, uma vez que o sistema de saúde segue em colapso em toda região”, ponderam as fiscais sanitárias.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, também orienta os munícipes com relação ao feriado de Páscoa da próxima semana. “Além dos cuidados individuais, como uso de máscara, será importante evitar aglomerações e, ao se deslocar aos estabelecimentos comerciais, ir somente duas pessoas por família, conforme prevê o decreto estadual. Todas as ações responsáveis serão importantes para que tenhamos resultados melhores pelas próximas semanas”, comentam Adriane Stürmer Weber e Ana Paula da Rosa.

Fotos: Ascom Cunha Porã

Fonte: Ascom Cunha Porã
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.