TV GC

Presidente do sindicato de Riqueza participa de encontro com secretário de estado da agricultura

Na ocasião foram debatidos assuntos relacionados à estiagem do ano passado, bem como a atual situação de falta de chuva que está afetando novamente o setor agrícola da região

Riqueza - 27/03/2021 16:42

Foto: Divulgação - O encontro teve a participação de outros sindicalistas da Fetaesc.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza, Vanderley Rutkoski, participou no sábado, dia 20 de março, de uma reunião virtual.

O encontro teve a participação de outros sindicalistas da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetaesc) e da Associação Três Fronteiras, e também do Secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal.

Na ocasião foram debatidos assuntos relacionados à estiagem do ano passado, bem como a atual situação de falta de chuva, que está afetando novamente o setor agrícola da região.

Conforme Rutkoski, a Fetaesc elaborou algumas pautas de reinvindicações já encaminhadas aos governos, Estadual e Federal.

Entre os pedidos está a prorrogação de parcelas de dívidas que vencem em 2021, aumento do valor para o crédito com juros menores, anistia das dívidas dos produtores que pegaram sementes através do troca-troca e tiveram perdas superiores a 50%, além de outras reivindicações.

De acordo com o presidente, as pautas serão analisadas e a expectativa dos sindicatos, é de que pelo menos parte delas sejam atendidas pelos órgãos governamentais.


PRESIDENTE DIZ ESTAR PREOCUPADO COM NOVA ESTIAGEM

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riqueza, Vanderley Rutkoski, destacou que teme uma nova estiagem nos próximos meses, o que pode agravar ainda mais a situação da agricultura familiar na região. “Muitas propriedades já estão sendo atendidas com o abastecimento de água”, explica.

Ainda segundo Rutkoski, o plantio de pastagens está sendo afetado, o que pode prejudicar na alimentação do gado leiteiro durante o inverno. “Mesmo nesse momento de pandemia, o Sindicato não tem medido esforços na busca por melhorias para os associados e demais agricultores do município”, enfatiza.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.