TV GC

A maior remessa: mais 300 mil vacinas chegam a SC na manhã desta quinta

Este é o maior lote de imunizantes já enviado pelo Ministério da Saúde para o Estado

Coronavírus - 01/04/2021 08:57

Novas doses devem chegar ainda na manhã desta quinta-feira (1º) em Santa Catarina – Foto: Dive/Divulgação/ND


Está prevista para às 10h15 desta quinta-feira (1º) a chegada de mais 309.050 doses de vacinas contra a Covid-19 em Santa Catarina. Este é o maior lote de imunizantes já enviados para o Estado desde o início da distribuição em janeiro deste ano.

As doses serão utilizadas para aplicação da segunda dose e imunização de grupos das forças de segurança, salvamento e forças armadas, além de idosos com idade entre 65 e 69 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, serão encaminhadas ao Estado 18.250 vacinas da Oxford/Astrazeneca – que serão usadas para à aplicação da segunda dose – e 290.800 da Sinovac/Butantan.

Após a chegada, elas serão encaminhadas a Central Estadual de Rede de Frio da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) para a conferência. Depois, elas serão separadas e enviadas as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.

Lote exclusivo

A novidade fica por conta da recomendação do início da vacinação dos agentes da força de segurança, salvamento e forças armadas. No total, foram enviadas 1.221 doses de vacina.

A orientação do Ministério da Saúde é que elas sejam “direcionadas exclusivamente” para a vacinação destes trabalhadores e ordenados por prioridade:

Atendimento e/ou transporte de pacientes;

Resgate e atendimento pré-hospitalar;

Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;

Profissionais comprometidos nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Conforme o Governo de Santa Catarina, esses profissionais já fazem parte dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Vacinação. Os demais trabalhadores que não se enquadrarem na linha de frente deverão ser vacinados conforme o andamento da campanha

Além disso, outras 3.476 doses foram enviadas para vacinação de pessoas entre 65 e 69 anos. Mesmo com o envio de 290.800 doses, distribuídas em 1.454 caixas, o Ministério da Saúde prevê a vacinação de 276.890 pessoas.

“Essa diferença é planejada para caso ocorra doses perdidas, por exemplo, porque o paciente se mexeu, a ampola quebrou ou outro acontecimento do tipo”, detalhou o superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogerio Ribeiro.

Já o lote de AstraZeneca, o Ministério da Saúde indica que as 18.250 doses sejam usadas para completar o ciclo vacinal de trabalhadores da saúde. Sendo assim, busca-se atingir uma população-alvo de 17.351 profissionais.

“O Ministério da Saúde indica para quais grupos prioritários essas doses devem ser enviadas. Porém, cabe aos gestores estaduais e municipais distribuírem como achar melhor”, explicou o superintendente.

Fonte: RCN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.