TV GC

Nasf oferece diversos serviços especializados como psicologia, nutrição e terapias em Mondaí

O prefeito, Valdir Rubert, explica que o NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família

Mondaí - 05/05/2021 16:30 (atualizado em 05/05/2021 16:38)

Foto: Tamara Melo


O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Mondaí, é uma extensão dos serviços da Atenção Básica de Saúde, para onde os pacientes são encaminhados conforme prescrição médica.  

Com o objetivo de desenvolver atividades coletivas e individuais de prevenção e promoção da saúde, e minimizar o fluxo de pessoas no Posto de Saúde, o Governo Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou um novo local amplo e aconchegante, para os atendimentos do NASF, que fica localizado na Rua Antas, nº 283, na sala comercial próximo ao Edifício Hannover.

O prefeito, Valdir Rubert, explica que o NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. “Nosso foco é a saúde e o bem-estar das pessoas”, ressalta.

Conforme o secretário da saúde, Ginther Otto Dreher, a equipe de Mondaí, a equipe do NASF atua de forma conjunta com a equipe do Posto de Saúde, focando principalmente no acolhimento dos pacientes.

EQUIPE:

A equipe que compõe o NASF atualmente é formada pelos seguintes profissionais:  nutricionista Dainá Melz, com 20 horas; a assistente social Susane Spezzatto, com 40 horas; os psicólogos (as) Vanessa Zamiani, Thiago Dalcin Teixeira e Andréia Yess, que totalizam 40 horas semanais; e a enfermeira Eliane Slaviero, com 40 horas. Além disso, contribuem para as atividades as farmacêuticas Fabiane Girardello e Raquel Colling.

A equipe do NASF explica que no momento em que vivemos, percebe-se que o cuidado com a saúde mental é fundamental, e que a procura pelos serviços aumentou consideravelmente. Dessa forma, a equipe passou a apresentar uma nova alternativa no tratamento para apoiar as pessoas a cuidarem da saúde mental.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Mesmo diante do cenário de pandemia, o NASF está atuando nas atividades de tabagismo, atendimento social, atendimento psicológico e atendimento nutricional.  Os serviços que eram oferecidos em grupo, agora estão sendo realizados de forma individual, como o grupo do tabagismo, por exemplo.

Para ampliar os recursos terapêuticos, foram implantadas duas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), que são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos – como uma dor de cabeça, por exemplo, mas também, o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas. São recursos que buscam a prevenção das doenças e a recuperação da saúde, a partir do autocuidado, dando ênfase também à escuta acolhedora e ao desenvolvimento de vínculo terapêutico entre a pessoa atendida e o profissional de saúde.

As práticas integrativas são de Auriculoterapia e Reiki, desenvolvidas pelos próprios profissionais que atuam no serviço.

AURICULOTERAPIA:

A Auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

REIKI:

O Reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta (ou mestre reikiano) estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

COMO PARTICIPAR:

Para frequentar o NASF, os pacientes são encaminhados através do Posto de Saúde do Município, sendo encaminhado pelo médico da Unidade de acordo com a necessidade.

Sendo encaminhado para o NASF, os pacientes passam por uma avaliação, respeitando suas características individuais, em todos os aspectos (físicos, emocionais e sociais).

O serviço oferecido pelo NASF, se trata de um trabalho humanizado. No mês de abril de 2021, foram realizados aproximadamente 400 atendimentos.

Fonte: Ascom Mondaí
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.