TV GC

​Carlos Moisés é absolvido no processo dos respiradores

Com a absolvição, Moisés retornará ao cargo de governador.

Estado - 07/05/2021 16:43


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

O Tribunal Especial de Julgamento absolveu Carlos Moisés da Silva (PSL) no processo de impeachment no caso dos respiradores.

O julgamento realizado nesta sexta-feira (7), por meio de videoconferência, inocentou o governador de Santa Catarina por 6 votos sim e 4 votos não a cassação.

Para que o governador fosse definitivamente afastado do cargo, era necessário que no mínimo sete (2/3) dos 10 julgadores do tribunal considerassem que ele teve responsabilidade pela compra dos respiradores.

Com a absolvição, Moisés retornará ao cargo de governador.

Votaram a favor da permanência do Carlos Moisés como governador de Santa Catarina os deputados Marcos Vieira (PSDB), José Milton Scheffer (PP), Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT).

Os desembargadores Roberto Lucas Pacheco, Sônia Maria Schmidt, Luiz Zanelato e Rosane Portela Wolff, Luiz Fornerolli e o deputado Laércio Schuster (PSB) votaram favoráveis ao impeachment.

Moisés era julgado pela suposta prática de crime de responsabilidade na aquisição fraudulenta dos 200 respiradores artificiais junto à empresa Veigamed, em abril de 2020, com pagamento antecipado de R$ 33 milhões.

Os equipamentos nunca foram entregues ao Estado e apenas parte do dinheiro pago por eles foi recuperado.

O Tribunal foi composto por 10 julgadores (cinco deputados e cinco desembargadores), e foi presididos pelo desembargador Ricardo Roesler, que também é o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Integram o colegiado os deputados Laércio Schuster (PSB), Valdir Cobalchini (MDB), Fabiano da Luz (PT), Marcos Vieira (PSDB) e José Milton Scheffer (PP), além dos desembargadores Luiz Zanelato, Sônia Maria Schmidt, Rosane Portela Wolff (relatora do processo), Luiz Antônio Fornerolli e Roberto Lucas Pacheco.

Fonte: Governo do Estado de SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.