TV GC

Procura pelo troca-troca de calcário é grande em Mondaí

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Paulo Roberto Kuhn, o município de Mondaí recebeu autorização para 430 toneladas do produto, sendo que, até o início do mês de maio, a Epagri já havia liberado 406,5 toneladas

Mondaí - 12/05/2021 15:09

Foto: Evandro Maraschin – Engenheiro Agrônomo, Paulo Roberto Kuhn.


A Epagri de Mondaí está realizando a emissão de pedidos do troca-troca de calcário através do Programa Terra Boa do Governo do Estado. Segundo o Engenheiro Agrônomo, Paulo Roberto Kuhn, os agricultores interessados em adquirir calcário, devem ter análises de solo dos anos 2019, 2020 ou 2021.

O Agrônomo disse que o município de Mondaí recebeu autorização para 430 toneladas do produto, sendo que, até o início do mês de maio, a Epagri já havia liberado 406,5 toneladas. Em virtude da procura, foi solicitada a suplementação de cotas.

Paulo Roberto destaca que essa é a segunda vez que é solicitada a liberação de uma maior quantidade do produto. Inicialmente o município de Mondaí tinha 230 toneladas disponíveis.

Após foi solicitada uma suplementação de mais 200 toneladas e agora um novo pedido foi encaminhado à Fecoagro. O programa Terra Boa é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Epagri, em parceria com a Cooper A1 e secretaria municipal de agricultura.

Cada agricultor poderá retirar até 30 toneladas de calcário, mas essa quantidade varia bastante de acordo com a área cultivada e com a análise de solo. O pagamento do produto acontecerá no mês de abril do ano que vem. O calcário é utilizado para corrigir a acidez e melhorar a produtividade do solo.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO DESTACA IMPORTÂNCIA DA CORREÇÃO DE SOLO

O engenheiro agrônomo da Epagri de Mondaí, Paulo Roberto Kuhn, destacou que a utilização de calcário para a correção do solo é muito importante para manter a produtividade.

Ele citou que nas áreas onde é feito o plantio, seria interessante fazer uma análise, com correção, a cada dois anos.

Destacou ainda que essa aplicação também deve ser feita em outros locais de cultivo, como em pomares e hortas, além de áreas de pastagens, para manter a fertilidade do solo e a produção em alta.

O engenheiro agrônomo também disse que nos próximos dias deve iniciar também o programa troca-troca de sementes de milho, onde a procura sempre é muito grande.

Fonte: Rádio Porto Feliz
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.