TV GC

APAP promove mais uma edição do Castramóvel em Palmitos

A ação ocorreu no último domingo, dia 30 de maio, essa foi a décima edição realizada no município. No total, 135 animais foram castrados

Palmitos - 31/05/2021 11:56 (atualizado em 31/05/2021 11:58)
Carregando Vídeo

No último domingo, dia 30 de maio, a equipe da APAP – Amigos e Protetores dos Animais de Palmitos, realizou mais um evento de castração, trazendo até o município, a carreta Castramóvel. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, a responsável pelo projeto, Mara Baron, comentou sobre a ação.

Conforme Mara, foi através das redes sociais que ela conheceu o projeto, após isso, com o auxílio da Administração Municipal, foi possível trazê-lo até Palmitos. “Como a carreta vinha bastante para o município de Chapecó, a gente foi buscando mais informações, e trouxemos esse projeto com o apoio da prefeitura para Palmitos. Essa foi a décima edição do Castramóvel em nosso município, no total, foram castrados 135 animais”, relata.

A partir do momento em que é realizada a inscrição do animal, o dono já recebe as orientações para o pré-operatório e pós-operatório, garantindo a segurança e conforto do mesmo, durante todo o processo. 

QUEM PODE SER BENEFICIADO PELO PROJETO?

A responsável pelo projeto de castração afirma que todas as pessoas podem ser favorecidas com a ação. “A gente abre as inscrições para toda a população, então, todas as pessoas podem ser beneficiadas de certa forma”, conta.

Segundo Mara, o preço da castração realizada através do Castramóvel é mais acessível para a população. “Quem tem interesse em castrar seus animais podem estar fazendo a inscrição conosco, e aproveitar a oportunidade, porque é um preço social, a popular menor do que em clínicas particulares”, destaca.

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO

Para realizar a inscrição é necessário entrar em contato com a responsável pelo projeto, Mara Baron, ou também, com Bárbara Grisotti. “As pessoas podem estar me procurando na Oficina do Norberto Baron, ou a Bárbara na Livraria Ativa. Também podem entrar em contato comigo através do whats (49) 99191 – 0015”, informa.

Mara conta ainda que, com o apoio da Administração Municipal, as Agentes de Saúde também auxiliam nas inscrições. “As Agentes de Saúde fazem as inscrições das famílias carentes, e nós como associação, como APAP, a gente faz as inscrições dos animais que estão na rua, para fazer a castração e encaminhar para a adoção”, explica.

PRÓXIMA EDIÇÃO DO CASTRAMÓVEL EM PALMITOS

A carreta Castramóvel realiza a ação em vários estados, por isso, leva-se um tempo até que ela volte novamente para a rota catarinense. “A princípio, não temos datas confirmadas ainda, mas acreditamos que no final do ano a carreta volta aqui para o Oeste Catarinense, e a gente acaba fazendo mais um mutirão”, esclarece.

Ainda segundo Mara, a principal forma da população auxiliar com o controle de reprodução dos animais, é realizando a castração. “Essa é a única maneira mais eficaz de combater o abandono e os maus tratos. Castrando a sua cachorra, a sua gata, vai evitar que surjam novas ninhadas, que podem ser abandonadas, ficam pela rua, então, a melhor maneira é fazer a castração”, finaliza.

Fonte: Ana Paula da Costa / Redação TV Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.