TV GC

Secretaria da Agricultura de Cunha Porã promove primeira reunião do ano com os novos Líderes Do Comitê Agropecuário

O evento contou com a parceria da Epagri, Cidasc e Icasa, além de autoridades do município.

Região - 12/06/2021 13:05

Foto: Liane Dietrich / Oeste SC Notícias


A Secretaria da Agricultura de Cunha Porã esteve reunido com os novos Líderes do Comitê Agropecuário 2022 e instituições do município na tarde da quarta-feira (09). O evento contou com a parceria da Epagri, Cidasc e Icasa, além de autoridades do município.

A prefeita Luzia Vacarin e o vice-prefeito Rafael Boer, fizeram a abertura do evento e desejaram boas-vindas a todos. Logo em seguida foi apresentada a equipe de trabalho que faz parte da Secretaria da Agricultura.

Profissionais também realizaram palestras para o público presente, o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Vladimir Picolli, fez uma exposição a respeito dos programas e projetos que o Estado de Santa Catarina/EPAGRI tem em andamento. O médico veterinário Ivan Ulsenheimer, CIDASC falou sobre a nova normativa da portaria do leite, brucelose e tuberculose.

Na sequência o secretário da Agricultura Vilson Kempfer, deu sequência à reunião apresentando o relatório dos trabalhos realizados nesses primeiros cinco meses da gestão junto a pasta.

Entre os itens apresentados na reunião, se destaca: A aprovação Pelo Comitê no aumento em 50% do Bônus Fiscal a ser pago aos agricultores com movimento acima de R$ 2.000,00 para o ano de 2022; Autorização para recolhimento de equipamentos agrícolas cedidos aos grupos de agricultores em desuso, também a implementação do GPS Rural, Incentivo a Feira Livre e novo Modelo de Recolhimento de lixo a ser implementado na zona Urbana/rural, além de aprovação de envio de Lei ao Legislativo também que Autorize a Doação gratuita de sêmen bovinos como incentivo a genética bovina.

Outro programa de incentivo importante que vai ser reativado, é o concurso de Ajardinamento Rural e Urbano, os interessados podem estar fazendo a inscrição até o próximo dia 30 de junho, junto a Secretaria da Agricultura e Epagri, os inscritos que ficarem em 1ª e 2º lugares de cada categoria, vão receber como premiação uma viagem para duas pessoas por família para Gramado e Canela no Rio Grande do Sul. Da mesma forma aos que ficares em 3º e 4º lugares, vão receber como premiação uma viagem para duas pessoas por jardim classificado para Ametista do Sul, também no estado vizinho.

Foi também prestado conta de todos os serviços de maquinas já realizados em atendimentos aos agricultores sendo um total de 458.

Destacou-se outros assuntos diversos já realizados pela pasta e os inúmeros projetos de lei de incentivos aos agricultores ativos como:

  • Auxílio a estudantes que frequentam escola agrícola e casa familiar rural;
  • Auxílio Programa de Brucelose e Tuberculose;
  • Apoio junto a Associação de Apicultores no pagamento de um Instrutor aos agricultores;
  • Apoio incentivo as Agroindústrias;
  • Doação de tubos para Fontes;
  • Hora máquina gratuita aos agricultores;
  • Hora máquina para Fontes;
  • Bônus Fiscal repasse de 0,12% sobre a venda de produtos com Nota Fiscal Produtor;
  • Terraplanagem para novas construções de casas ao agricultor;
  • Auxílio em construções novas de Aviários/Suinocultura/Bovinocultura.

Observação: Ocorreu a entrega de Recurso de Auxílio Financeiro no valor de R$ 3.822,00 ao agricultor LEVINO HEP da linha Itapé pelo investimento da atividade da Avicultura em uma unidade de Aves com 1.274m2 de construção.

Também ficou agendado para ser criados novos programas de incentivos para 2022 tais como:

Auxílio Instalação Placas Solares Fotovoltaicas;

Incentivo a Instalação de Pomares/plantio de mudas frutíferas;

Análise para correção de Solo;

Visitas a Exposições e Projetos de Culturas Demonstrativas.

Segundo o Secretário Vilson Kempfer, a reunião foi muito produtiva e teve a representação de mais de 50 Líderes do interior e cidade pelo que fica o agradecimento.

Fonte: Ascom, Com infomações Oeste SC Noticias
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.