TV GC

Projeto visa preservar acervos históricos e culturais do município de Riqueza

A iniciativa acontece por meio do Ministério do Turismo e da Associação Cultural Friedrich Hass, com patrocínio da empresa Móveis Henn, através da Lei Rouanet

Região - 14/06/2021 13:41

Foto:Ascom


A Administração Municipal de Riqueza, por meio do Departamento de Cultura, está apoiando a realização do projeto “Pesquisa, preservação e educação patrimonial em Riqueza". A iniciativa acontece por meio do Ministério do Turismo e da Associação Cultural Friedrich Hass, com patrocínio da empresa Móveis Henn, através da Lei Rouanet.

De acordo com as informações do Diretor de Cultura, Leandro Rodrigues, o projeto surgiu da necessidade de preservação dos acervos históricos e culturais das famílias que residem no município, envolvendo a produção de documentário, painéis fotográficos e oficinas de educação patrimonial, que são consideradas uma contrapartida social do projeto. 

Conforme a Sub-Diretora de Cultura, Aline Silva, no mês de maio foram realizadas 20 oficinas de educação patrimonial, demonstrando o início da colonização de Riqueza. Os encontros ocorreram com os alunos da E.E.B. Profªa Genoveva Dalla Costa e destacaram a importância de valorizar os bens de referência histórico-cultural.

Silvani Morgenstern Di Domênico, professora de história, destaca que “foi gratificante voltar à sala de aula e ministrar as oficinas de história da colonização Teuto-Russa e o início de Riqueza. Percebemos nas exposições e nos diálogos a importância dessas ações e seus efeitos nos que não conheciam a história e seus fatos. Deixamos os registros para as gerações de hoje e no futuro, assim possibilitando se inteirar através das diferentes tecnologias e possibilidades”.

Dando continuidade ao projeto, está sendo programado o lançamento do documentário que conta a história do município. A população está convidada a prestigiar de maneira online, por meio da transmissão via Facebook da Câmara Municipal de Vereadores de Riqueza. O evento acontecerá no dia 24 de junho, a partir das 15h. Após, o documentário ficará disponível no Youtube.

Fonte: Ascom
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.