TV GC

15 de Junho: Data pede conscientização sobre violência contra o Idoso

A assistente social do CREAS de Palmitos, Jésica Mai, conta que esse é um dia marcado onde as pessoas manifestam oposição a qualquer tipo de violência que os idosos possam vir a sofrer

Palmitos - 15/06/2021 15:36 (atualizado em 15/06/2021 15:39)
Carregando Vídeo

Esta terça-feira, dia 15 de junho, é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, a assistente social do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) de Palmitos, Jésica Mai, explica mais sobre a data.

Jésica conta, que esse é um dia marcado onde as pessoas manifestam oposição a qualquer tipo de violência que os idosos possam vir a sofrer. “Esse é um dia para gente refletir, para gente olhar para os nossos idosos como pessoas possuidoras de direitos, como seres humanos como qualquer outro. E também para convocar toda a sociedade a olhar para os nossos idosos e para denunciar qualquer tipo de violência”, destaca.

TIPOS DE VIOLÊNCIA

Conforme a assistente social, ao falar em violência contra o Idosos, ou qualquer tipo de violência, logo pensamos em violência física, porém, não é apenas isso. “Existem vários tipos de violência, e aqui em Palmitos não é ao contrário dos outros municípios, das outras realidades. Os nossos idosos também infelizmente sofrem violências, para além somente da agressão física, hoje a gente percebe que aqui os maiores casos são de negligência”, relata.

VEJA OS TIPOS DE VIOLÊNCIAS E NEGLIGÊNCIA CITADOS PELA ASSISTENTE SOCIAL DO CREAS:

- Casos de Negligência: quando um familiar ou responsável deixar de prestar as necessidades básicas do idoso (alimentação, vestuário, saúde, dar a medicação, proteger do frio). Outra forma de negligência é o abandono, quando o familiar ou responsável deixar o idoso completamente à mercê, em isolamento, sem nenhum tipo de assistência ou proteção.

- Violência Física: pode começar com um empurrão, um beliscão, ao chegar até a agressões mais sérias que causam machucados, lesões, ou infelizmente podem levar até a morte.

- Violência Sexual: quando o idoso é obrigado a praticar algum ato que ele não esteja de acordo.

- Violência Psicológica Emocional: esse tipo de violência muitas vezes dito como sútil, acaba passando despercebido, mas ocorre em discursos como: “você não serve mais para nada”; “você é uma pessoa inútil”. E o idoso sentido isso, acaba prejudicando sua autoestima, seu bem estar emocional.

- Violência Financeira ou Material: quando o familiar ou responsável acaba se apropriando do benefício do idoso para realizar investimentos, ou acaba fazendo com que o idoso se desfaça de seus bens, realizando ações que não venham a favor do idoso.

COMO DENUNCIAR

De acordo com Jésica, infelizmente 40% das famílias atendidas pelo CREAS envolvem situações de violência contra a pessoa idosa. “É recorrente aqui no município, é uma coisa que está perto de nós. Às vezes a gente pensa em outros locais, mas não, no nosso município também acontece. E por isso a gente gostaria de deixar uma mensagem a população, de que a violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e a gente se omitido, a gente não denunciando, acabamos violentando também”, explica. 

Ainda segundo a assistente social, é de suma importância que as pessoas denunciem, para que os órgãos competentes possam atuar nos direitos da pessoa idosa. “Para denúncia nós temos o Disque 100 por meio telefônico, a pessoa pode ligar e não precisa se identificar, é uma denúncia anônima. No CREAS também, podem ligar, podem vir até nós, não precisa se identificar, a gente não divulga quem é o denunciante. Nós temos ainda as Delegacias e as Unidades de Saúde. E também, quando é uma situação de risco iminente, quando o idoso possa estar sofrendo violência naquele momento, a gente orienta chamar a Polícia Militar”, finaliza.

Fonte: Ana Paula da Costa / Redação Tv Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.