TV GC

Cooper A1 comemora o 99º Dia Internacional do Cooperativismo

A Cooper A1 celebra a data enaltecendo este sistema que congrega mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, e que mostra resiliência, força e solidariedade enfrentando a crise pandêmica

Região - 03/07/2021 09:11

Foto: Ascom Cooper A1 - Matriz e unidade de Palmitos SC

Neste sábado, dia 3 de julho, se comemora o 99º Dia Internacional do Cooperativismo, com o tema “Reconstruir melhor juntos”, tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI).  A Cooper A1 celebra a data enaltecendo este sistema que congrega mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, e que mostra resiliência, força e solidariedade enfrentando a crise pandêmica. “O sistema cooperativista nasceu em meio a uma crise social, portanto, superar as adversidades e buscar soluções em conjunto, mantendo sempre a solidariedade, está no DNA cooperativista”, afirma o presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin.

Segundo Casarin, nos últimos meses, a sociedade pôde compreender um pouco mais sobre a importância do modelo de organização cooperativista. “As cooperativas se organizaram de modo a, primeiramente, preservar a saúde dos cooperados, clientes colaboradores e demais pessoas envolvidas. Paralelo a isso, foram criativas, inovaram e rápidas para continuarem operando, gerando riquezas, mantendo e criando novos empregos”. Casarin destaca que, uma característica do sistema cooperativo, e podemos citar como exemplo a Cooper A1, é a capacidade de tomar a frente, decidir com seriedade e buscar resolver os problemas, assumindo sua condição de agente de transformação social.


Diferença real na vida das pessoas 

A Cooper A1, com seus 87 anos, reúne, hoje, mais de 40 mil pessoas, entre cooperados, colaboradores e seus familiares. São cerca de 9.500 famílias cooperadas e 1.400 colaboradores diretos em 20 municípios do Oeste de SC e Noroeste do RS.  Pessoas que têm acesso a informação, oportunidade, emprego, bens e serviços de boa qualidade. Ao difundir tecnologia e inovação, a Cooper A1 profissionaliza o campo, promove o fortalecimento da agropecuária, gera conhecimento e riquezas econômicas. Vale lembrar a contribuição socioeconômica à região, como, por exemplo, a distribuição das sobras onde todos os anos, 45% das sobras líquidas são devolvidas aos produtores rurais cooperados. Só em 2020, foram 54,2 milhões de reais.

Presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo - Elio Casarin


O presidente Elio Casarin, afirma: “O que seria de nossos pequenos agricultores se não juntassem forças frente a um mercado extremamente competitivo e exigente? A verdade é que sem cooperativas, que praticam o cooperativismo sério, honesto e organizado, seria muito mais difícil. Devemos sempre lembrar a contribuição do cooperativismo para as dimensões social e econômica das famílias associadas e também para toda comunidade”, O presidente reforça que é o modelo socioeconômico que mais cresce no mundo, e que é o caminho para dias melhores.

“A Cooper A1 tem orgulho e mantém em sua essência os valores do cooperativismo. Este sistema único, embasado em princípios universais solidários e que é comprovadamente eficiente visto a dimensão e representatividade das cooperativas nas comunidades onde estão inseridas”. Casarin afirma que não há outro sistema socioeconômico com igual competência para produzir e também repartir. “Acreditamos no cooperativismo e na sua capacidade genuína de gerar desenvolvimento e uma sociedade mais igualitária. Nos unimos às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo e parabenizamos cooperados, colaboradores, e todas as pessoas que, de uma forma ou de outra fazem parte e acreditam no cooperativismo”.


Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

Marcado por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

O objetivo do Dia Internacional é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definiram em conjunto o tema da celebração.

A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional do Cooperativismo reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional do Cooperativismo.

Por meio do Dia Internacional do Cooperativismo, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos.

Fonte: Ascom Cooper A1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.