TV GC

Apae de Caibi realiza 'Projeto Prevenir'

Conforme a assistente social e coordenadora do projeto, Ana Paula Cordeiro, o objetivo do projeto é prevenir deficiências através da sensibilização, visando três áreas das políticas públicas sendo: área da saúde, área da assistência social e área da educação

Caibi - 27/07/2021 16:48 (atualizado em 27/07/2021 16:56)
Carregando Vídeo

A Apae de Caibi está realizando desde o mês de junho o 'Projeto Prevenir', em entrevista à reportagem da TV Expresso, a assistente social e coordenadora do projeto, Ana Paula Cordeiro, fala sobre as capacitações realizadas na última semana. Na oportunidade, a diretora da entidade, Marlei Poletto, falou também sobre as demais atividades desenvolvidas.

Foto: TV Expresso – Apae de Caibi.


PROJETO PREVENIR

Conforme Ana, o objetivo do projeto é prevenir deficiências através da sensibilização. “O projeto prevenir é um projeto que ocorre em todo estado de Santa Catarina, onde se trabalha a prevenção de deficiências, visando três áreas das políticas públicas sendo: área da saúde, área da assistência social e área da educação”, conta.

A coordenadora relata que devido a questão da pandemia, a forma como o projeto está sendo realizado teve algumas modificações. “O número das pessoas que são capacitadas tem que ser menor, alguns eventos não podem ser feitos. Então nós pensamos em capacitar esse ano os professores da educação infantil trabalhando a questão do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, em capacitações no município de Caibi e também no município de Riqueza, tendo em vista que Apae atende esses dois municípios”, explica.

Foto: TV Expresso – Entrevista com a assistente social e coordenadora do projeto, Ana Paula Cordeiro.


“ESTAMOS COM PRATICAMENTE 100% DO NOSSO PÚBLICO ATENDIDO”, DESTACA A DIRETORA

Na oportunidade, a diretora da entidade, Marlei Poletto, falou também sobre as demais atividades desenvolvidas na Apae. “Primeiramente quero dizer que nós estamos com praticamente 100% do nosso público atendido, nós procuramos organizar de uma forma que não de aglomeração e que a gente pudesse assistir a todos e todos pudessem estar recebendo atendimento que precisam”, destaca.

A diretora informa que são realizados diversos trabalhos e atividades na Apae. “Nós temos atendimento Pedagógico, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, além de Educação Física e Informática todo esse trabalho, todo uma equipe para atender a necessidade do nosso educando, do nosso usuário”, enfatiza.

Foto: TV Expresso – Entrevista com a diretora da Apae, Marlei Poletto.


COMO RECEBER O ATENDIMENTO JUNTO A APAE?

De acordo com Marlei, para receber o atendimento junto a Apae, é necessário realizar antes, uma avaliação multidisciplinar. “Em função do nosso projeto de prevenção, nós estamos trabalhando muito de zero a seis anos e a gente tem uma parceria com o município, com a educação e a saúde, onde quando eles diagnosticam algo diferenciado da etapa de desenvolvimento dessa criança, eles nos encaminham e a gente faz avaliação com a equipe. Diagnosticando essa criança, ele passa a frequentar, a vir para os atendimentos aqui no Centro de Atendimento especializado”, informa.

Foto: Atividades desenvolvidas pelos alunos.


CAMPANHAS

Ainda segundo a diretora, o ‘Projeto Prevenir’ teve início no mês de junho, e irá até o final do mês de agosto. “Além dessa campanha nós vamos ter agosto uma semana direcionada a pessoa com deficiência, em função disso nós acabamos pegando o mês de agosto todinho com atividades direcionadas às pessoas com deficiência”, revela.

Marlei conta ainda, que os atendimentos irão retornar no dia 2 de agosto, após o recesso dos alunos. “Nós retornamos com programações específicas, atividades direcionadas a pessoa com deficiência e a Semana do Excepcional acontece de 23 a 27 com o tema ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’, nesta semana a gente valoriza ainda mais a pessoa com deficiência e nós temos os Autodefensores da nossa escola, são aqueles que representam os demais alunos e eles também junto conosco vão estar desenvolvendo essa campanha no nosso município de Caibi e no município de Riqueza que são os nossos municípios de abrangência. Hoje nós atendemos 83 alunos, e nós temos todos eles na semana de 23 a 27 contemplados com atividades diferenciadas

Foto: TV Expresso – Semana do Excepcional acontece de 23 a 27 de agosto.
Fonte: Ana Paula da Costa / Redação Tv Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.