TV GC

Aprende Brasil: alunos estudam sobre arte urbana e realizam intervenções em ruas da cidade em Riqueza

Ao longo do bimestre, eles conheceram hip-hop, break, street dance, beatbox, rap ‘ritmo e poesia' e o graffiti, assuntos abordados pela apostila Positivo, do Grupo Aprende Brasil

Riqueza - 10/08/2021 14:26

Fotos: Ascom Riqueza


Na última semana, os alunos do 5º ano do Centro Educacional Izabel Bassani, juntamente com a professora de artes, Carla Marquardt, concluíram os estudos sobre arte urbana. Ao longo do bimestre, eles conheceram hip-hop, break, street dance, beatbox, rap ‘ritmo e poesia' e o graffiti, assuntos abordados pela apostila Positivo, do Grupo Aprende Brasil. 

Conforme Carla, “são inúmeras as formas de levar a arte urbana para dentro da sala de aula, falar sobre as pinturas de Portinari, mas sem deixar de mencionar ‘Os Gêmeos’, famosos grafiteiros brasileiros que usam o graffiti como forma de contar histórias populares. A partir do momento em que nossos alunos conhecem a arte urbana, passam a respeitar mais a nossa cidade e entender que nós fazemos parte dela, que suas transformações ocorrem através das nossas ações e que possuímos todas as condições para deixá-la mais bonita”. 

Além das discussões, que visam tirar o rótulo negativo que os alunos possivelmente têm sobre a arte urbana, as aulas foram realizadas em momentos teóricos e atividades práticas. A turma teve a oportunidade de conhecer artistas que desenvolvem esse tipo de arte, além de experimentar técnicas que vão desde uma adaptação do graffiti até o manuseio de lambe-lambe (cartazes colados).

“Para ampliar os conhecimentos além da apostila, apresentei aos alunos a técnica do lambe-lambe, que permite a disseminação de informações pela cidade e consiste na arte de colar cartazes. Com o objetivo de embelezar nossa cidade, os alunos da turma B realizaram uma intervenção urbana, a partir dos bueiros ao lado da escola e a turma A espalhou mensagens de otimismo com seus cartazes (lambe-lambe)”, finaliza a professora.

Fonte: Ascom Riqueza
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.