TV GC

Secretaria de Saúde de Palmitos realiza mutirão de cirurgias eletivas

Conforme o secretário de saúde, Juarez Rossini, serão 30 pacientes que estarão realizando cirurgias de cataratas nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em São João do Oeste

Palmitos - 11/08/2021 16:11 (atualizado em 11/08/2021 16:13)

Foto: TV Expresso – Entrevista com o secretário de saúde de Palmitos, Juarez Rossini.

Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de agosto, foi realizada uma reunião no auditório da prefeitura de Palmitos, para organização dos 30 pacientes que estarão realizando cirurgias de cataratas nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, o secretário de saúde, Juarez Rossini, comentou sobre as cirurgias.

Segundo Rossini, o município tem realizado mutirão de cirurgias de Cataratas, cirurgias Ortopédicas, cirurgias Ginecológicas, cirurgias de Varizes, entre outros procedimentos. “Há procura é muito grande, devido que no ano passado com o início da pandemia não foram realizadas essas cirurgias, então acabou acarretando agora novamente uma fila de espera, mas já faz quase 2 meses que já começou o retorno das cirurgias. A gente tá dando andamento para que em breve a gente possa, zerar eu não digo, porque a demanda é quase diária, mas a gente pretende assim deixar praticamente todas as cirurgias em dias”, destaca.

COMO FUNCIONA A SELEÇÃO PARA CIRURGIA?

Conforme o secretário, para realizar as cirurgias eletivas é preciso procurar o Posto de Saúde e passar por uma avaliação médica, para posteriormente ser encaminhado. “Nós não passamos ninguém na frente, a fila como chega lá ela é respeitada. A única coisa que se chegar uma pessoa e o médico dizer que é com urgência, se ele avaliar que essa pessoa necessita mais que outra pessoa, aí sim, aí é o médico que está falando da gravidade. Mas se não, a pessoa se escreve no setor administrativo, passa pela consulta, e fica aguardando. A partir do momento que o médico estiver apto para fazer e tiver um hospital para realizar cirurgia, a gente entra em contato com a pessoa e solicita que ela vá até o posto para realizar os encaminhamentos até chegar na cirurgia”, explica.

PROCEDIMENTOS PRÉ-CIRÚRGICOS

Foto: TV Expresso – Foram realizadas testagem para Covid-19 em pacientes que fariam a cirurgia de Catarata.

Rossini comentou que, após a reunião realizada na manhã da quarta-feira com os pacientes que fariam as cirurgias eletivas, foram realizadas testagem para a Covid-19. “A gente está encaminhando 30 pessoas que farão cirurgias de cataratas, no município de São João do Oeste. A gente tem um cuidado especial com essas pessoas devido a pandemia, devido os casos que a gente tem aí, então a gente orientou essas pessoas que estavam na reunião. Eles irão fazer a cirurgia no dia 13, 14 e 15 de agosto, até tínhamos as enfermeiras junto, que estavam coletando o exame para vermos se não tem ninguém com o vírus, ou se tiveram a poucos dias contato com alguém, essa é a nossa preocupação também, para ninguém vá nessas cirurgias positivado”, relata.

“NÓS TRANSMITIMOS A ELES À CONFIANÇA NOS PROFISSIONAIS”

Na oportunidade, o prefeito de Palmitos, Dair Enge, também comentou sobre a reunião realizada com os pacientes. “Em primeiro lugar nós transmitimos a eles a confiança nos profissionais que vão fazer a cirurgia, também repassamos para eles que nós estamos dando a logística, ou seja, a documentação necessária, o transporte é necessário”, explica.

Ainda segundo o prefeito, as cirurgias de cataratas são em parceria com o governo. “Está é uma parceria com o governo, essas de catarata, ao passo que as outras cirurgias eletivas são exclusivamente de recursos do município. Eu ainda não tenho o valor total investido, mas posso dizer que é toda a logística que nós prestamos a esses cidadãos”, finaliza.

Foto: TV Expresso – Entrevista com o prefeito, Dair Enge.
Fonte: Ana Paula da Costa / Redação Tv Expresso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.