TV GC

Coordenadora orienta munícipes palmitenses sobre cadastro do Bolsa Família

Conforme a responsável pelo programa do Bolsa Família do Cras de Palmitos, Rosângela Otto, o Bolsa Família é um benefício de transferência direta às famílias em situação de vulnerabilidade social e pode ser acessado através do cadastro único do Governo Federal

Palmitos - 13/08/2021 22:16 (atualizado em 13/08/2021 22:17)
Carregando Vídeo

Em entrevista à reportagem da TV Expresso, na sexta-feira, dia 13 agosto, a responsável pelo programa do Bolsa Família do Cras de Palmitos, Rosângela Otto, falou sobre as atividades desenvolvidas pelo programa.

Conforme Rosângela, o Bolsa Família é um benefício de transferência direta às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Às famílias em situação de vulnerabilidade ou que estejam passando por alguma dificuldade financeira, podem ter acesso a esse benefício através do Cadastro Único”, explica.

COMO REALIZAR O CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA? 

Segundo a responsável pelo programa, para realizar o cadastro é necessário ligar até o Cras de Palmitos e agendar um horário. “Devido a pandemia, a gente está fazendo os atendimentos tudo com agendamento, então liga aqui no 3647-9609 e agenda. Os atendimentos são de segunda, quarta e sexta, aí a pessoa liga aqui, a gente já informa quais são os documentos que tem que trazer, já faz uma orientação durante o telefonema, para posteriormente a pessoa vir aqui fazer o seu cadastro”, informa.

Rosângela destaca que, após realizado o cadastro, os dados são analisados pelo Governo Federal. “As famílias que se encaixam nos critérios para participar do programa Bolsa Família, vem aqui se cadastrar, vai para o Governo Federal esse cadastro automático pelo sistema, ele vai fazer cruzamento de dados e se encaixar nos critérios vem uma carta para começar a receber o benefício”, ressalta.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA

De acordo com Rosângela, através do programa Bolsa Família são realizadas diversas atividades com os membros que recebem o benefício. “No momento temos o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos); o Grupo do PAIF (O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) o Grupo do CREAS das Famílias Acolhedoras; tem o Grupo dos Adolescentes à noite, tem os Grupos do Bolsa Família que a gente faz para comunidade por bairro. A gente procura sempre reunir essas famílias para estar divulgando, quais são os direitos delas, quais são os deveres”, conta.

EM CONTRAPARTIDA...

A responsável pelo programa afirma que, em contrapartida ao benefício, as famílias tem algumas observações a seguir. “No momento que elas são beneficiadas pelo Bolsa Família, elas têm umas condicionalidades que elas têm que cumprir. É como se fosse uma troca de ajuda, ela se cadastra no Cadastro Único e o Governo exige que elas mantenham as crianças na escola, com a vacinação em dia, e frequentando esses grupos que são ofertados pela Assistência Social”, finaliza.

Fonte: Ana Paula Costa/Redação jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.