TV GC

Epagri de Cunha Porã realiza atividades com os jovens do município

Conforme o extensionista da Epagri, Gilberto Lamaison, o projeto tem como tema principal a ‘Bovinocultura de leite’ e conta atualmente com a participação de 33 jovens

Cunha Porã - 14/08/2021 16:33 (atualizado em 14/08/2021 16:34)
Carregando Vídeo

A Epagri do município de Cunha Porã, junto com entidades parceiras, está realizando um curso gratuito com jovens do município, a fim de garantir sua permanência e mostrar sua importância na área rural. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, o engenheiro agrônomo e extensionista rural, Gilberto Lamaison, fala sobre as ações.

Conforme o extensionista da Epagri, o projeto teve início em 2018 com a primeira turma e leva o como tema principal a ‘Bovinocultura de leite’. “Essa é uma das atividades de maior importância econômica para o município, então dentro desse eixo do tema ‘Bovinocultura de leite’ iniciou em 2018 o primeiro curso de jovens aqui no município. De lá para cá, o curso teve uma boa aceitação tanto pelos jovens, quanto pela comunidade, e acabou se tornando referência na região e no estado.  Foi então decidido dar continuidade ao curso, em função da pandemia o curso havia parado, mas agora estamos retornando”, conta.

Lamaison relatou que o projeto tem a contribuição e parceria de demais entidades do município. “O curso é moldado com parcerias, entre a Epagri, Secretaria da Agricultura, Prefeitura, Cooperativa Auriverde, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores, CIDASC. É uma união de forças, todos entenderam nessas reuniões que o objetivo de manter o jovem no campo era importante para todos essas entidades, então todas resolveram abraçar essa causa, para que esse curso pudesse ser realmente formalizado, e assim estar conseguindo dar sequência a esse trabalho”, destaca.

“PARA FICAR NO CAMPO O JOVEM PRECISA DE RENDA E PRECISA SE SENTIR SATISFEITO LÁ”, AFIRMA O EXTENSIONISTA

O extensionista da Epagri relata que as capacitações visam melhorar a qualidade de vida e gerar mais rendas aos jovens do campo. “A gente sabe que para o jovem ficar no campo, ele precisa de renda, precisa de qualidade de vida e precisa se sentir bem. Então não é apenas a renda ou que o jovem tenha mais dinheiro no bolso que a gente busca com essa atividade, mas que ele também tenha que estar feliz lá no interior, tem que estar satisfeito com a vida que ele está levando, é isso que o curso busca”, afirma.

COMO FUNCIONA O CURSO

Segundo Lamaison, os encontros com os jovens ocorrem da seguinte forma: pela parte da manhã eles passam pela parte teoria, estudam mais afundo sobre o tema, e pela parte da tarde eles realizam as atividades práticas. “Há vários assuntos dentro da Bovinocultura leiteira, então pela manhã eles tem a teoria, eles conhecem mais sobre o assunto, e pela tarde ocorre a prática. Eles vão, conversam com outros profissionais e visitam propriedades onde isso já está sendo realizado”, destaca.

O primeiro dos nove encontros previstos com os jovens aconteceu no dia 28 de julho, nas dependências da SER Auriverde no município de Cunha Porã. “O primeiro encontro foi feito aqui em Cunha Porã, à tarde a visita foi no produtor Udo K?tner, um produtor com mais de 10 anos nesse sistema, e está muito feliz com o sistema dele. Então os jovens podem ir lá conversar com o produtor para ver se realmente isso tá trazendo benefício para ele, para família dele ou não. E assim vão ser todas as etapas do curso, que vão abordar a cada dia diferentes sistemas dentro da bovinocultura de leite”, relata. 

COMO PARTICIPAR?

Ainda segundo o extensionista da Epagri, o curso conta atualmente com a participação de 33 jovens, e devido a isso, a turma já está fechada. “Mas, o jovem que tiver interesse em participar desse curso pode estar procurando Epagri aqui de Cunha Porã e pode estar deixando o nome, que a gente vai abrir novas turmas. Então vai deixando o nome ali e deixa o contato, e a gente vai ver, quando tiver um número que dê para uma turma, a gente monta essa turma e segue o trabalho novamente", finaliza.

Fotos: Ascom Cunha Porã

Fonte: Ana Paula Costa/Redação jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.